Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson assina cessão do imóvel Galeria de Arte Ana Maria 29 de Abril 17H:23

Jackson assina cessão do imóvel Galeria de Arte Ana Maria

O governador Jackson Barreto assinou nesta manhã de terça-feira, 29, o Termo de Permissão de Uso para cessão, à Universidade Tiradentes (Unit), do imóvel Galeria de Arte Ana Maria, localizado na orla de Atalaia, em Aracaju. A cerimônia que aconteceu no Palácio dos Despachos, contou com o reitor da Unit, Joubert Uchôa e secretários estaduais. A Galeria servirá como sede do “Memorial do Sergipe”, que atualmente está situado atualmente à Avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho. Com a iniciativa, o imóvel ganhará nova funcionalidade e sergipanos e turistas desfrutarão de um novo espaço cultural em Aracaju.
De acordo com o governador Jackson Barreto, o momento era de alegria. “Quando o Governo do Estado foi procurado pela Unit por meio do seu reitor, no sentido de dá a galeria Ana Maria uma utilidade, pois o prédio estava abandonado ficamos satisfeitos. Fizemos esse gesto com alegria, porque agora a galeria terá utilidade”.

Ele lembrou que acervos importantes da história de Sergipe terão mais visibilidade. “Todo o acervo da professora Rosa Faria, de Luiz Antônio Barreto, Lourival Batista, documentos e monumentos da história da nossa cidade estará em um local onde o turismo é mais forte e presente e o memorial irá mostrar aos turistas a nossa história. A Unit está dando uma grande contribuição a cultura sergipana”, ressaltou o governador.

O reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchôa disse que uma dos objetivos da instituição é preservar a memória do Estado. “É uma preocupação da Unit preservar a memória de Sergipe, a história dos homens e mulheres que fizeram a grandeza dessa terra”.

Além de revitalizar aquela área, a cessão do imóvel possibilitará que os cidadãos tenham ainda mais acesso ao acervo sociocultural do estado. Secretaria de Estado da Cultura e Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Unit pacturam ainda que a Galeria de Arte Ana Maria também será um ambiente voltado às artes plásticas, a fim de disseminar e promover os trabalhos elaborados em torno deste segmento.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, nada mais justo que o espaço público com as características da Galeria e localizado na orla tenha como destino a sede do Memorial de Sergipe. “Para nós é algo que fortalece a política de cultura e turismo do governo e cria um equipamento dotado de infraestrutura para que nossos turistas e a população possam mergulhar na história e conhecer a trajetória e identidade da gente sergipana”.

Ela lembrou ainda de outros espaços que transbordam cultura sergipana. “Os roteiros culturais fazem parte da busca que o turista faz de conhecer o que é diferente, temos hoje em Aracaju exemplos como o Palácio Museu Olímpio Campos e o Museu da Gente Sergipana e o Memorial faz parte desse conjunto de equipamentos que permitem que o turista entre contato com nossa realidade e elementos formadores da nossa identidade”.

A diretora do Memorial de Sergipe, Fabiana Carnavali antecipou que será mantido no novo espaço o acervo de Rosa Faria que trabalhava a identidade do povo sergipano. “Teremos também a Segunda Guerra Mundial, religiosidade, folclore, cultura popular, mas o tema principal será surpresa”.

O secretário do Turismo em exercício, José Roberto Lima disse que “ganha a cidade de Aracaju com espaço adequado para mostrar todo o acervo que a Unit possui e ganham os turistas que terão mais uma opção na orla de Atalaia de um espaço cultural tão rico e diverso com o Memorial”.

Cessão

Até então, a galeria estava cedida à Secretaria de Estado do Turismo. Com a assinatura do Termo, o ITP passa a ser o novo permissionário do espaço pelos próximos 20 anos – prazo que poderá ser prorrogado. Será permitido ao instituto realizar obras de manutenção, construção, reforma e adequação, desde que estejam relacionadas às atividades desenvolvidas.

O Memorial de Sergipe

O Memorial é o órgão de cultura da Universidade Tiradentes. Idealizado por professores do Departamento de Educação da Universidade Tiradentes, o Memorial foi inaugurado em 20 de janeiro de 1998, com o objetivo de preservar, conservar, estimular e divulgar a cultura sergipana através de suas representações.

Integra o Memorial de Sergipe o Centro de Memória Lourival Baptista que abriga documentação e acervo particular do Ex-Governador Lourival Baptista. Memorial de Sergipe e o Centro de Memória Lourival Baptista possuem mais de 20 mil objetos da história de Sergipe.

Presenças

Participaram da cerimônia os secretários de Estado da Casa Civil, José Sobral; do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama. Além do diretor de Infraestrutura e Manutenção da Unit, Dionísio Uchoa e o superintendente de Relações Institucionais da Unit, Ihanmarck Damasceno.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.