Poder e Cotidiano em Sergipe
Inverno em Sergipe é o mais frio e chuvoso dos últimos seis anos 15 de Agosto 17H:24

Inverno em Sergipe é o mais frio e chuvoso dos últimos seis anos

O inverno deste ano na região Nordeste, especialmente em Sergipe, está sendo o mais frio e chuvoso dos últimos seis anos, e não precisa ser especialista no assunto para perceber as características tão peculiares e inerentes à estação, que teve início oficialmente no último dia 21 de junho e finda já em 22 de setembro.  

 

De acordo com a sala de situação do Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), as condições climáticas deste inverno estão acima do normal e ultrapassaram as médias históricas para o período, mesmo antes do inverno ter começado.

 

“As chuvas tiveram início, na verdade, desde o final do mês de abril, conforme a nossa previsão climática. De lá para cá, as chuvas têm sido excedentes em mais de 20%. Em maio, o excedente foi de mais de 50%; junho 50%; e julho também em torno de 50%. Estamos em agosto, último mês de contribuição de chuvas para o estado. Mas esse mês também tem seu índice pluviométrico semelhante a abril. Na região do Litoral, adentrando o Agreste, nós temos um índice pluviométrico acumulado de 800 a 1100 milímetros (mm) até julho, extremamente acima da média; da região Agreste para o Sertão, está em torno de 400 a 800mm; e no Alto Sertão de 400 a 550”, explicou o coordenador do Centro de Meteorologia, Overland Amaral.

Recursos hídricos
Ainda conforme Overland, as chuvas deste inverno foram suficientes para o reabastecimento dos recursos hídricos, em especial dos açudes e barragens.

 

“Essas barragens que têm uma dupla utilização, tanto para a agricultura quanto para abastecimento humano, estão plenamente cheias e devem continuar assim até o final do inverno. Para a agricultura não teve ano melhor do que esse, porque houve chuvas suficientes para o desenvolvimento, principalmente, das culturas tradicionais como milho e feijão e se espera que tenhamos uma grande safra decorrente desse inverno chuvoso”.

 
Temperaturas
As temperaturas também apresentam índices menores com relação aos anos anteriores, com médias entre 14ºC e 18ºC nas regiões mais elevadas do interior, como Agreste e Alto Sertão. “Hoje, em Aracaju, por exemplo, as temperaturas mínimas estão entre 20ºC e 21ºC. Normalmente, as temperaturas mínimas no litoral ficam em 24ºC e 25ºC. Isso vai continuar durante todo o mês de agosto, decorrente de circulações de frentes e de ventos frios que chegam do Sul. Essa chuva de hoje é típica de inverno, de escoamento de frente que chega a nossa região. A instabilidade continuará até o final do mês”, prevê.

 

Semarh

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.