Poder e Cotidiano em Sergipe
Inscrições para o Pré-Universitário gratuito podem ser feitas até amanhã 19 de Fevereiro 15H:39

Inscrições para o Pré-Universitário gratuito podem ser feitas até amanhã

Os alunos que desejarem participar do curso Pré-Universitário gratuito da Secretaria de Estado da Educação (Seed) ainda podem fazer a inscrição e concorrer às 4.800 vagas ofertadas. Por causa do período e feriado do Carnaval, a Seed prorrogou as inscrições até a próxima sexta-feira, 20, facilitando o acesso de mais candidatos.

 
No ano passado, 7.215 candidatos se inscreveram para as 5.600 vagas que foram oferecidas. Neste ano, estão sendo oferecidas quase cinco mil vagas, distribuídas em 36 polos por todo o estado, e as inscrições deverão ser efetuadas no horário das 8 às 20h, (em Aracaju) e nos demais municípios, nos horários de 8 às 12h e das 14 às 17h.

Mais informações www.seed.se.gov.br.

 
O Programa Pré-Universitário é uma política pública de assistência estudantil que é ofertada aos alunos egressos e concludentes da rede pública de ensino, que além de proporcionar um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares, passou a articular ações específicas que visam à dinamização de atividades educativas que despertem a cultura pré-universitária no cotidiano das unidades escolares de ensino regular.

 
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), o Pré-Universitário oferece aulas, revisões, simulados e todo o apoio necessário aos alunos que pretendem ingressar no ensino superior.

 
“Cerca de 240 professores estão envolvidos no curso. As aulas ocorrem regularmente de segunda à sexta-feira e cada disciplina possui carga horária de duas horas/aula por semana. Além das aulas regulares de segunda à sexta-feira, são definidas aulas de revisão em fins de semana do calendário letivo”, declara o secretário da Educação, Jorge Carvalho.

 
Aprovações
No processo seletivo deste ano de 2015, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), 1.026 alunos originários da rede estadual foram aprovados na UFS, dos quais, 500 foram alunos do curso Pré-Universitário. Na UAB/UFS, foram aprovados 265 alunos da rede, sendo 186 do Pré-Universitário. Em outras instituições de ensino superior, houve a aprovação de 880 alunos, sendo 505 do curso Pré-Universitário. Totalizando 2.171 alunos da rede pública estadual de ensino aprovados para o ensino superior, sendo 1.191 do curso Pré-Universitário.

 
No SISU, estudantes de todo o país que tenham participado do ENEM podem se inscrever nos processos seletivos promovidos por instituições públicas de ensino superior que fizeram adesão a essa forma de seleção.

 
Já em 2014, houve na UFS um total 1.008 aprovados, destes, 869 frequentaram o curso Pré-Universitário da Seed. Nessa mesma edição do vestibular, houve 1.225 alunos egressos da rede estadual aprovados em outras instituições de ensino superior, sendo 640 do curso Pré-Universitário. No total, 2.233 alunos da rede estadual ingressaram no ensino superior, sendo 1.509 alunos do Pré-Universitário.

 
Anos anteriores
O sucesso dos alunos devido ao Curso Pré-Universitário pode ser medido pelo número de aprovações durante os últimos anos. No período de 2008 a 2013, foram 17.398 alunos egressos da rede pública estadual de ensino que tiveram êxito em ingressar no ensino superior, sendo 9.029 do curso Pré-Universitário.

 
Neste período, 11.323 alunos da rede pública estadual de ensino foram aprovados nos vestibulares da UFS, dos quais, 5.218 foram alunos do curso Pré-Universitário.

 
Em outras instituições de ensino superior foram aprovados 5.248 estudantes da rede estadual, sendo 3.185 do curso Pré-Universitário. Já na modalidade à distância (UAB/UFS), ocorreram processos seletivos apenas nas edições 2008, 2009 e 2012, sendo aprovados 827 alunos egressos da rede pública estadual de ensino, desse total, 626 foram do curso Pré-Universitário.

 
Material didático
Durante as aulas, os alunos recebem gratuitamente todo o material didático. Segundo Zelita Brito, diretora do DASE, tanto os Simulados quanto os Cadernos Didáticos são elaborados por professores da rede pública estadual de ensino que atuam também no Pré-Universitário.

 
Os Cadernos Didáticos são divididos em quatro volumes, sendo três com conteúdos referentes ao conjunto de disciplinas e um contendo textos de apoio com temas transversais para subsidiar o aluno, principalmente na realização da prova de Redação.

 
“Destacamos que os conteúdos abordados nesses cadernos são balizados na Matriz de Referência do ENEM, definidos pelo INEP, órgão do MEC responsável pela condução desse exame”, explicou.

 
Durante o ano letivo são aplicados quatro simulados que são elaborados em sintonia com a proposta metodológica do ENEM. Os simulados são aplicados em dois dias consecutivos: no primeiro dia é a prova de Redação, Linguagens e Códigos, e Matemática. Já no segundo dia de prova os alunos resolvem questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.