Poder e Cotidiano em Sergipe
Inflação nordestina é a mais baixa para o mês de julho desde 2014 15 de Agosto 14H:00

Inflação nordestina é a mais baixa para o mês de julho desde 2014

A Região Nordeste, em julho, apresentou inflação de 0,26%, menor valor para o mês, desde 2014, quando foi registrada deflação de preços em 0,36%. No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou inflação de 0,24%.



O grupo habitação, de impacto mais relevante na formação do indicador inflacionário da Região, apresentou elevação de preços (+1,40%). Entretanto, quatro dos nove grupos pesquisados apresentaram deflação, com destaque para artigos de residência (-0,60%) e alimentos e bebidas (-0,05%).



A inflação nordestina acumulada em 2017 está em 1,91%, percentual muito inferior aos 5,75% referente ao mesmo período do ano anterior.

No acumulado dos últimos 12 meses, terminados em julho, a inflação regional (+3,32%) apesar de apresentar crescimento dos preços acima dos níveis nacionais (+ 2,71%), supera novamente o recorde observado no acumulado do mês anterior. Alcança assim a inflação anualizada mais baixa já calculada desde dezembro de 2008, quando se iniciou a pesquisa elaborada pelo Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) para a Região, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Os dados estão disponíveis no documento Diário Econômico, publicado no site do Banco do Nordeste no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017.



Regiões Metropolitanas
A Região Metropolitana do Recife permanece com a inflação mais alta do Brasil: 4,24% no acumulado dos últimos 12 meses. No mesmo período, Fortaleza (+3,65%) ficou com o terceiro lugar nacional. Já Salvador assinalou o menor índice entre as capitais nordestinas (+2,54%).



Entre os itens de maior elevação de preços em julho, destaca-se a energia elétrica residencial, que figurou entre as maiores elevações de preços nas três regiões metropolitanas nordestinas objeto da pesquisa do Etene: Recife (+4,51%), Salvador (+4,41%) e Fortaleza (+3,50%).

 

BNB

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.