Poder e Cotidiano em Sergipe
Imitando os EUA: eleições primárias para o Brasil 4 de Abril 6H:55

Imitando os EUA: eleições primárias para o Brasil

*Por MAX AUGUSTO


A realização de eleições primárias, como acontece nos Estados Unidos, poderia ser muito bom para o Brasil. Os benefícios seriam vários: diminuição do poder que os caciques exercem em seus partidos, mais tempo para discussão de propostas e para conhecer os candidatos e maior participação da população, entre outras coisas.


Num momento em que tanto se fala de reforma política, vamos deixar claro que o Brasil rema na direção contrária dos americanos. A campanha presidencial nos Estados Unidos dura quase um ano, enquanto no Brasil, o prazo foi reduzido de 90 para apenas 45 dias. Isso só é bom para os partidos e para os políticos, que vão gastar menos, pois não precisarão sustentar mega-estruturas durante meses.


O processo de primárias estimula a participação da população
. Qualquer um pode se candidatar a um cargo majoritário, sendo submetido ao crivo dos eleitores. Isso mina o domínio de caciques, que muitas vezes definem os nomes nos subterrâneos da política. A indicação da pessoas que disputará a presidência se dá em meio a conchavos, muitas vezes durante um jantar.

Mesmo filiado a um partido, sem a simpatia dos que comandam a sigla, ninguém pode entrar na disputa eleitoral. Isso é ruim, pois deixa a disputa sem surpresas, sem novidades. E tudo o que a população brasileira pede nesse momento, são caras novas na política.


Barack Obama, por exemplo, surgiu como candidato que não era o preferido pela cúpula do partido Democrata. Ele ganhou nas primárias, no voto, o direito de disputar a eleição.


No cenário atual, temos dois candidatos ‘independentes’, que surjem fora do ninho de crias das grandes lideranças dos Democratas e Republicanos: Bernie Sanders e Donald Trump. Os dois são responsáveis pela introdução e aprofundamento do debate em uma série de pontos polêmicos na corrida presidencial. Esse cenário seria impossível no Brasil, graças à estrutura “encabrestada” dos partidos políticos.


Outro ponto interessantíssimo: em um ano de campanha, a vida e trajetória dos candidatos é esmiuçada ao extremo. Para sobreviver a dez meses de intenso embate eleitoral, há de se ter um bom histórico de vida, sem máculas. Isso porque todas elas serão investigadas e expostas pelos seus adversários. Há aí um filtro interessantíssimo.


E mais: são dez meses de debate sobre temas que realmente interessam ao país. Intercalados por absurdas intromissões na vida privada dos adversários, é verdade. Mas os temas são debatidos à exaustão, e os pré-candidatos são obrigados à moldar suas plataformas de acordo com o perfil do seu eleitorado. O candidato que chega com a plataforma de governo mais aprovada pelo povo, vai ganhando destaque e pauta o debate e até mesmo o plano de governo de todos.


Sabemos que o sistema americano não é perfeito. Além de coisas incompreensíveis como o ‘caucus’, termo que não dá nem pra traduzir para o português, a escolha de delegados e superdelegados gera distorções que algumas vezes chegaram a colocar em cheque a legitimidade dos presidentes eleitos.


Vamos deixar claro também: nunca gostei deste ‘complexo de vira-lata’, onde brasileiros fazem comparações
auto-depreciativas entre seu país nações europeias ou Estados Unidos. Os países tiveram desenvolvimentos diferenciados, a partir da construção histórica de cada um. A riqueza de alguns tem como base a pobreza de outros, essa é uma discussão longa.


Mas o fato é que devemos analisar o que acontece pelo mundo e pensar em trazer para nós o que parece ser relevante. Ouço muito falar em reforma política, mas vejo poucas coisas que podem realmente fazer diferença no processo político do Brasil. Penso que a introdução de um sistema de eleições primárias seria um passo muito interessante, e convido o caro leitor a pensar a respeito.

*Jornalista, Editor de Política do JORNAL DA CIDADE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.