Poder e Cotidiano em Sergipe
Guarda Municipal recebe denúncias via Whatsapp 9 de Fevereiro 11H:46

Guarda Municipal recebe denúncias via Whatsapp

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continua recebendo denúncias da população através do aplicativo Whatsapp. Esse canal de comunicação funciona como um complemento ao disque denúncia 153 e permite maior rapidez e eficácia no atendimento das diligências.

 

O sistema está em funcionamento desde 2015, mas devido a questões operacionais, o número foi alterado no último semestre. Com a mudança, a quantidade de solicitações teve uma queda considerável.

 

Atualmente, as solicitações devem ser enviadas para o número (79) 98166-7790, seja através de mensagens de texto, áudio, imagens ou vídeos. Já para denúncias telefônicas, a população deve utilizar o número 153. Ambos os serviços estão disponíveis 24 horas.

 

De acordo com o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça, o Whatsapp é um instrumento importante para a Guarda. "Queremos que a população utilize mais desse serviço como forma de auxiliar qualidade dos nossos serviços, dentro das atribuições cabíveis. Temos um planejamento de respostas e ações preparado para isso", ressalta.

 

Funcionamento

Ao receber a solicitação, os monitores de plantão realizam uma triagem e, após análise, têm autonomia para despachar viaturas até o local, tornando o atendimento mais ágil. Para êxito das ações, é de fundamental importância que a população repasse informações minuciosas, com detalhes do local do crime e dos suspeitos envolvidos.

 

A operadora de videomonitoramento da Guarda Municipal, Priscila Almeida, ressalta que, apesar da diminuição das solicitações, a Guarda está de prontidão para atender às demandas da população via aplicativo. "As informações enviadas por Whatsapp costumam ser mais eficazes porque costumam vir acompanhadas por fotos e vídeos, facilitando muito a identificação de locais e suspeitos. Nós também atendemos demandas que não são emergenciais, como dicas da população sobre locais onde há ocorrências constantes e são considerados mais vulneráveis", detalha a operadora.

 

O subinspetor Fernando Mendonça explica que muitas solicitações recebidas não são da competência da corporação. Quando isso ocorre, o solicitante é informado e direcionado ao órgão competente, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Garantir a segurança dos espaços públicos municipais como praças, mercados, unidades de saúde, escolas municipais, terminais de integração, além de ônibus do transporte público, são alguns exemplos de atribuições da GMA.

 

AAN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.