Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo garante ampliar ações de Pelotão da Caatinga no Alto Sertão 25 de Agosto 17H:41

Governo garante ampliar ações de Pelotão da Caatinga no Alto Sertão

O Governo do Estado garantiu hoje a ampliação das ações do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac), situado na região do Alto Sertão.


A ideia da administração estadual é promover também o retorno do grupo da Polícia Militar para o povoado Vaca Serrada, em Porto da Folha. As informações foram passadas na manhã de hoje, durante reunião do governador em exercício, Belivaldo Chagas, e prefeitos, vereadores e lideranças da região.
 

A solicitação dos municípios sertanejos é de que a sede do Pelotão da Caatinga volte a ser em Porto da Folha, visto que, por motivos estruturais, os profissionais da PM tiveram que ser remanejados para Glória. Os prefeitos temem que, com a mudança do pólo, o índice de criminalidade do Alto Sertão suba. Para tranquilizar os representantes dos municípios, Belivaldo Chagas destacou que é compromisso não só dele, como de Jackson Barreto, que o Pepac retorne ao local de origem.
 
“Em time que está ganhando não se mexe. Dito isso, não há razão para que o Pelotão da Caatinga saia de Porto da Folha”, comentou Belivaldo. Ele afirmou que esteve presente em uma reunião entre Jackson Barreto e o comandante da PM, coronel Iunes, sobre a transferência provisória do Pepac e que o governador externou sua preocupação com a região.
 

Foi um compromisso assumido por Jackson Barreto em minha frente, e que foi dito ao comandante da polícia. Ele falou: ‘desempenhe suas atividades, envie todos os esforços possíveis e imagináveis para que a gente faça, de imediato, a reforma do prédio para que haja o retorno do pelotão de Caatinga’. O que foi dito por Jackson prevalece. Tenham tranquilidade. O que nos resta é agilizar a reforma”, relatou Belivaldo, prometendo mobilizar a PM, Secretaria de Infraestrutura e, se necessário, a PGE, para viabilizar as obras.
 

Os prefeitos e representantes dos municípios que estavam na reunião colocaram-se a disposição do Governo do Estado para colaborar com as obras de reforma e ampliação do Pepac. De acordo com Antônio Fernandes Rodrigues, gestor de Monte Alegre, a resposta do governo a respeito do retorno do pelotão foi bem recebida por todos. 
 

“Estamos mais que satisfeitos. Era isso que gostaríamos de receber do governador em exercício, a garantia do retorno da Caatinga para Vaca Serrada, que é justamente é o local onde deve estar atuando. Essa reunião nos traz tranquilidade e saímos felizes até por levar a notícia para nosso município e mostrar a população que a segurança da Caatinga vai retornar”, disse ele.
 

O prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, explica que Vaca Serrada é o ponto mais estratégico da região, visto que o pelotão consegue atender com agilidade os municípios vizinhos. Ele também disse que os índices de crimes da região caíram desde a chegada da PM, há sete anos.
 

Já Albino Tavares, gestor de Porto da Folha, disse que o serviço desempenhado pelo Pepac atua não só na repressão, como prevenção de crimes. “A polícia de caatinga é muito eficiente, realmente de elite, e respeitada não só na região de sertão. A gente só ouve elogios de norte a sul do estado. Houve redução dramática da criminalidade da região em tão pouco tempo de criação. É uma polícia que trabalha com inteligência e que inibe crimes”.
 

Presenças
Estiveram presentes na reunião o deputado estadual Luciano Pimentel; vice-prefeitos de Canindé do São Francisco, Avelar Feitosa, e Porto da Folha, Francisco Barros; vereadores de Porto da Folha, Maria do Carmo Góis, Ricardo Aragão e Josenilton Feitosa, de Monte Alegre, Sérgio Murilo, Antônio Carlos, Francisco Lima e Osmar Rodrigues; coordenador da Casa Civil, Jorge Araújo; assessor do governo, Maurício Pimentel; além de representantes dos municípios. 


Texto: Secom
Foto: Marcos Rodrigues/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.