Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo do Estado já recuperou barragens em seis municípios em situação de emergência 21 de Março 14H:42

Governo do Estado já recuperou barragens em seis municípios em situação de emergência

O Programa de Recuperação de Barragens do Governo do Estado, edição 2017, já está atendendo metade das 12 unidades previstas para receberem o benefício neste ano.

 

Já estão concluídas as barragens públicas Prefeito Manoel Soares, em Frei Paulo, e a da Comunidade Serra da Guia, em Poço Redondo.

 

Simultaneamente, as equipes coordenadas pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), atuam também em Cedro de São João, Carira, Tobias Barreto e Porto da Folha.

Alguns desses reservatórios possuem mais de 70 anos de construídos e atendem múltiplas necessidades, sendo que a dessedentação animal é uma prática comum em todos. São reservatórios escavados que dependem da chuva para o enchimento, e suas reservas não suportaram o atual período de estiagem.

 

A intenção agora é a de amparar essas comunidades, com barragens preparadas para as futuras secas. Além de recuperar a estrutura de captação e represamento nesses antigos açudes, existe também a finalidade de ampliar a capacidade, preparando-os para acumular maior volume de água.



Segundo o diretor de Infraestrutura e Mecanização Agrícola da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral, os engenheiros da Empresa atuam no planejamento, coordenação e fiscalização das obras realizadas por empresas terceirizadas.

 

“São equipes que trabalham utilizando trator de esteira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira e caminhão basculante. A partir da orientação dos engenheiros civis da Cohidro, eles retiram o sedimento, acumulado no fundo das barragens pelos anos de uso e as enxurradas. Também é feita a reconstrução das barreiras de terra que seguram a força da água, instalando os sangradouros de segurança, que a maioria não tem”, detalhou Paulo Sobral.


Todos os 11 municípios atendidos pelo Programa foram reconhecidos como em situação de emergência devido à seca, pelo Ministério da Integração Nacional. Além das duas barragens já concluídas: no povoado Alagadiço, em Frei Paulo e na Serra da Guia, em Poço Redondo; o trabalho já começou no Povoado Poço dos Bois, em Cedro de São João; Assentamento Paulo Freire, em Porto da Folha; povoados Mancinha, em Carira e Montes Coelho, em Tobias Barreto.

 

Na sequência, as máquinas seguem novamente para Poço Redondo, no Povoado Queimadas; Assentamento Francisco José dos Santos, em Poço Verde; Assentamento João Pedro Teixeira (Agrovila Serra Azul), em Canindé do São Francisco; Povoado Aningas, em Nossa Senhora da Glória; Povoado Lagoa de Dentro, em Gararu e na sede do município de Nossa Senhora de Lourdes.

O diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Soares Filho, afirmou que as obras são realizadas com recursos próprios do Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), na ordem de R$ 1.240.341,64.

 

“O Programa de Recuperação de Barragens do Governo do Estado, já possui um histórico de sucesso. Sempre realizado através da nossa Companhia, já recuperou mais de 1.800 barragens desde 2012. Isso inclui pequenas barragens particulares, de pequenos criadores de gado, que assinaram termo de compromisso de compartilhar a água com os vizinhos, para receber o benefício. Mas também foram outras 20 barragens de médio porte, iguais a estas 12 que estamos recuperando agora”, recordou.

Barragem Prefeito Manoel Soares
Na sexta-feira, 10, o governador Jackson Barreto, foi à Frei Paulo, no Agreste Central sergipano, inaugurar três obras. No campo educacional: a construção quadra de esportes Wanderson Dantas Souza, do Colégio Estadual Professor Gentil Tavares da Mota e a reforma da Escola Rural do povoado Alagadiço. E nessa mesma localidade, também descerrou a placa para entrega à população, da recuperação e ampliação da barragem que serve a comunidade, tanto para o uso doméstico quanto para dar de beber ao gado.



“Diante dessa situação de muita seca, o que estamos fazendo é preparar a infraestrutura do município porque as chuvas poderão cair e uma barragem limpa e arrumada significa dizer que  você está cuidando dos recursos hídricos para atender a população num momento que Deus mandar a chuva, que é tudo o que pedimos, e que o povo do sertão precisa e merece, ou seja, o governo está presente com a barragem, está preocupado com o agricultor, preocupado com a seca e preocupado com o abastecimento de água”, destacou Jackson na ocasião.



Responsável pela obra em Frei Paulo, a engenheira Civil Cássia Taize Santana Santos explica como a obra ampliou para aproximadamente 55.000m³, a capacidade de acúmulo da água no local. “Aqui se fez a junção de dois antigos reservatórios menores separados. Foi retirada a terra, que os separavam, os sedimentos acumulados no fundo e ainda a rocha, abaixo desse sedimento, foi novamente escavada, aumentando a profundidade da barragem que em certos pontos é superior aos 8 metros de profundidade”, salientou.

Barragem do Algodão
Gilton Melo Rocha, secretário de Obras de Cedro de São João, descreve que a recuperação da barragem vai repercutir na economia do município. “A Prefeitura só tem a agradecer ao doutor Felizola, ao governador do estado, Jackson Barreto, por essa benfeitoria que estão fazendo em nosso município. A população está muito grata com esse benefício. Vai melhorar a pesca, vai ter uma condição melhor para criação do alevino, dando mais condições para quem vive da pesca, tanto no município, como um todo, como nas cidades vizinhas de Malhada dos Bois, São Francisco, Muribeca, Aquidabã. Todos são frequentadores e vivem do peixe que se tem nessa lagoa”.

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.