Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo criará unidade de conservação estadual em Siriri 9 de Fevereiro 12H:25

Governo criará unidade de conservação estadual em Siriri

O governador do Estado, Jackson Barreto, recebeu na tarde desta quarta-feira, 08, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, o prefeito de Siriri, José Rosa, e os secretários de Meio Ambiente dos municípios de Nossa Senhora das Dores, Antônio Reis, e de Capela, Lucival Vieira, para tratar sobre a proposta de criação da Unidade de Conservação Estadual na Mata do Cipó, no município de Siriri.

 

De acordo com o Olivier Chagas, todos os estudos para a criação dessa unidade já foram realizados e essa ação visa, além da preservação do meio ambiente, garantir a manutenção dos recursos hídricos locais.

 

“Ao total, são mais de 59 hectares de Mata Atlântica, e é importante a gente destacar que naquela área existem alguns mananciais para abastecer, tanto a cidade de Capela, como Dores e Siriri. Então, nesse momento de seca e de crise hídrica, essa é uma demonstração de responsabilidade do Governo do Estado com a população, com a sociedade de hoje e, principalmente, com as futuras gerações”.

 

A criação dessa unidade já havia sido referenciada pela comunidade do entorno e por autoridades convidadas, através da Consulta Pública, realizada em novembro de 2014, no povoado Mata do Cipó. Ela está inserida na categoria de uso sustentável, e receberá o nome de Área de Interesse Ecológico Mata do Cipó.

 

O secretário ressaltou ainda que foram elencados quatro objetivos principais dentro desse projeto, que são: proteger o remanescente de vegetação nativa do bioma da Mata Atlântica existente; realizar pesquisas científicas; realizar campanhas permanentes de educação ambiental e implantar o turismo ecológico, a fim de promover a convivência sustentável da comunidade do entorno com a área a ser protegida.

 

Para Jackson, as criações de Unidades de Conservação Estaduais trazem, entre outros benefícios, o incremento de ações do Ministério do Meio Ambiente. “Isso porque, dessa forma, estamos desenvolvendo ações previstas nas convenções internacionais, e na Agenda 21, que é um plano de ação a ser adotado de maneira global, nacional e local por organizações do sistema das Nações Unidas, pelos governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente”, explicou.

 

ASN

Foto: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.