Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo convoca novos agentes de polícia civil 20 de Julho 9H:30

Governo convoca novos agentes de polícia civil

O Governo de Sergipe segue implementando ações para reforçar o combate ao crime organizado e ao aumento da violência.

 

Na tarde de ontem, na sede do Comando da Polícia Militar, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, anunciou reforço na segurança do Estado, com o chamamento de 15 agentes da Policia Civil, que irão fortalecer o trabalho investigativo, e a criação da 4 ª Companhia Independente da PM em Simão Dias, que atenderá também os municípios de Pedra Mole, Pinhão e povoados.

 

A unidade atuará no policiamento ostensivo na região Centro Sul do estado. Sua instalação faz parte de um planejamento da corporação de fechar e fortalecer o policiamento das divisas entre Sergipe e Bahia. Equipada com viaturas e armamentos, a tropa terá capacidade de combater o crime organizado, promovendo a redução do tráfico de arma, drogas e fugas de marginais.

 

Durante a reunião com a cúpula da Segurança Pública de Sergipe e da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Belivaldo Chagas pontuou a realização de estudo dos indicadores da área de Segurança Pública em que estão contemplados os resultados das ações de combate à violência no Estado e a necessidade de traçar um novo plano de ação que será entregue ao governador Jackson Barreto.

 

Belivaldo afirmou que as estatísticas apresentaram uma redução de 18,5% nos casos de homicídio em Sergipe no último mês de junho, em comparação aos outros meses de 2017, numa demonstração de que a política de combate à violência adotada pela Segurança Pública está surtindo resultados positivos.

 

“Reconhecemos que os números ainda são altos, no entanto, os resultados para o Nordeste demonstraram um aumento de 75% no número de casos de crimes violentos no Ceará e em Sergipe os números caíram. Queremos acompanhar os resultados das ações de combate à violência, ouvir a cúpula da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Justiça e Cidadania, acatar sugestões e verificar como podemos colaborar para levar mais segurança para a população”, ressaltou Belivaldo Chagas.

 

Ele destacou que nesta quarta-feira também renovou a solicitação de manutenção da Força Nacional no Estado por pelo menos 90 dias junto ao Governo Federal. “Precisamos do apoio do Governo Federal e de uma somação de esforços para que a gente possa trabalhar em conjunto. Governos federal e estadual e os municípios numa integração, para que possamos desenvolver um trabalho que atenda a todos e, principalmente, faça com que a população tenha a sensação de segurança”, acentuou o governador.

 

Belivado Chagas disse ainda que na reunião vai verificar com a equipe da Segurança Pública os números de ocorrências policiais do nordeste e do país, as ações que estão sendo empreendidas, fazer uma comparação com os índices de Sergipe e, a partir daí, buscar avançar mais em medidas que venham reduzir os índices de violência no estado. “Nesta reunião será verificado o que é possível fazer para avançar mais e traçar um novo plano de ação de combate à violência que será anunciado possivelmente na próxima semana para a sociedade pelo governador Jackson Barreto”, relatou.

 

Viaturas

O governador em exercício também fez a entrega de 10 novos veículos, renovando a frota de viaturas locadas da Polícia Militar. Até o final do ano, os 310 veículos locados que compõem a frota da PM serão renovados. Desse total, 117 já foram renovados. Belivaldo disse que esses veículos atenderão à Polícia Militar na capital e no interior.

 

O comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral Santos, disse que a redução de 18,5% nos índices de homicídio no Estado, é o resultado de um trabalho integrado e de um planejamento estratégico da Segurança Pública para combater a violência. Ele disse que a presença da Força Nacional também foi fundamental para a redução dos homicídios.


De acordo com o comandante, a região em que atuaram era considerada conflagrada, mas após as ações de combate a violência de forma planejada e integrada, a região está mais pacificada e tranquila. “Os resultados positivos vão fazer com que possamos implementar ações em outras áreas da capital e também no interior, a exemplo de Itabaiana”, concluiu.

 

Presenças

Compareceram à reunião, o secretário de Segurança Pública, João Eloy; o secretário de Justiça e Cidadania, Cristiano Barreto Guimarães; o secretário de Comunicação, José Sales Neto; a delegada Geral da Polícia Civil, Katarina Feitosa; o sub comandante da PM, coronel Lúcio Monteiro Vasconcelos; o chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Henrique Santos; e o comandante do Corpo de Bombeiros, José Everaldo Menezes.

 

ASN

Foto: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.