Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo cede Hospital Regional de Lagarto à UFS 29 de Outubro 19H:04

Governo cede Hospital Regional de Lagarto à UFS

O governo do Estado dá mais um passo para a consolidação do ensino superior no interior de Sergipe e cede Hospital Regional de Lagarto à Universidade Federal de Sergipe. Após a implantação do campus de Saúde no município de Lagarto, o governador Jackson Barreto enviou o projeto de Lei nº 119/2014 para federalização do Hospital Regional. Na manhã desta quarta-feira, 29, a Assembleia Legislativa aprovou o documento, autorizando a doação da unidade de Saúde à UFS.

Com a federalização da Unidade, as ações de saúde na região Centro Sul serão ampliadas, já que o hospital atenderá casos de alta complexidade, realizando diversos tipos de cirurgias e serviços. Atualmente, o hospital  atende a população lagartense e de municípios circunvizinhos, como Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Tobias Barreto e Poço Verde, além das cidades baianas de Paripiranga e Nossa Senhora de Fátima, cuja população costuma vir a Sergipe em busca de atendimento médico.


A doação do Governo do Estado representa um importante passo no fortalecimento da interiorização do ensino superior, uma vez que agora, o HRL e toda a sua estrutura, idealizado com recursos estaduais, servirá para formar novos profissionais da saúde.


O governador Jackson Barreto lembrou que a federalização vem sendo discutida com o reitor da UFS, Ângelo Roberto Antoniolli, desde o ano passado e que sua concretização é um passo importante para que a unidade de saúde tenha condições ampliar seus serviços. “Serão mais recursos e estes resultarão na ampliação do atendimento em toda região Centro-Sul. O compromisso social do nosso governo com a saúde será consolidado nesta parceria”, enalteceu Jackson Barreto.


A secretária de Estado da Saúde, Joélia Santos, reforça que esse momento significa a consolidação de um compromisso com a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), como também com as gerações futuras que poderão contar com uma estrutura hospitalar ampliada já que o patrimônio móvel e imóvel será entregue a UFS.


“A aprovação do Projeto de Lei representa uma grande conquista para os docentes e discentes da Universidade Federal de Sergipe, mais especificamente do campus da Saúde que oferta oito cursos da área e que agora passará a ter uma unidade hospitalar voltada para o ensino, se tornando um Hospital Escola, e proporcionando aos usuários do SUS uma completa gama de especialidades e serviços a serem ofertadas, além dos já existentes, a exemplo do atendimento materno-infantil, não existente na unidade e da ampliação dos leitos de UTI. Já para o Governo do Estado que outrora se comprometera com a construção desse hospital, a fim de garantir a descentralização da UFS, com um campus exclusivo para a área da saúde contemplando a região de Lagarto e demais circunvizinhas”.


Após a incorporação, o hospital passará a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que assumirá a contratação dos profissionais, além do custeio, manutenção e inclusive as obras de ampliação que a unidade venha a precisar para atender as especificidades que um hospital escola requer. “Ganhamos em eficiência e com isso podemos redirecionar os valores hoje empregados naquela unidade através do Contrato Estatal de Serviços com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), para outros serviços ampliando a oferta, a exemplo da abertura dos leitos de UTI do HR de Estância, cuja maior dificuldade é a contratação de pessoal com a qualificação necessária”, explica a secretária.


O campus de Lagarto é específico para a área de saúde, com oito cursos: medicina, odontologia, enfermagem, farmácia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Anualmente 410 vagas são disponibilizadas.


Para o deputado estadual e líder do governo na AL, Francisco Gualberto, esta foi uma iniciativa inteligente. “É um estímulo a mais para que a UFS atue com muito mais afinco e tranquilidade em benefício da saúde pública do nosso estado”.


O reitor da UFS, professor Ângelo Roberto Antoniolli, que acompanhou a sessão na AL, ficou satisfeito com a aprovação do projeto e acredita que a unidade hospitalar fará parte do desenvolvimento do interior sergipano. Segundo ele, a meta agora é buscar uma parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para que o Hospital de Lagarto cumpra bem a sua função. “Vamos poder atender muito mais e melhor a sociedade sergipana, especialmente a sociedade lagartense e o seu entorno”, garante Antoniolli.


De acordo com o reitor, com o gerenciamento da UFS o Hospital de Lagarto passará a ser um grande laboratório de experimentações para os alunos dos cursos ligados à área da saúde, a exemplo de Medicina e Farmácia. “Representa um avanço do Campus de Saúde da UFS. Isso era muito necessário para a formação dos alunos”, confirma o reitor.


“A federalização da unidade se trata de um processo gradual. À medida que a federalização for avançando e novos servidores forem contratados, os trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde irão se apresentar à Gestão do Trabalho e Recursos Humanos para que sejam lotados nas outras unidades geridas pela fundação. O Plano Anual de Atividades de 2015 já vai prever a desvinculação gradativa desta unidade e, assim, as verbas serão alocadas de acordo com a necessidade da gestão”, explicou Luciana Prudente, diretora operacional da FHS.


Hospital Regional de Lagarto
Inaugurado em 2010, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, em Lagarto, dispõe de 155 leitos e garante assistência a uma população de cerca de 250 mil pessoas da região Centro-Sul do estado.


O investimento estadual de R$ 22 milhões abrange pronto-socorro moderno, acolhimento, consultórios para classificação de risco, área de medicação, áreas de atendimento com foco no risco, área de emergência com Sala de estabilização (Vermelha) e área amarela com 16 leitos.


Em 2013, a unidade contabilizou 63.502 atendimentos de usuários do SUS dos seis municípios que integram a microrregião (Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto), além de cidades de outras regionais e da Bahia que fazem divisa com Sergipe como Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure. Entre os 10 municípios que mais encaminharam pacientes ao HRL, Lagarto (sede e povoados) responde por aproximadamente 63% do total (40.104).


A unidade vem se consolidando como uma referência para a região na área de ortopedia, com a realização, a partir de agosto de 2012, de cirurgias de baixa e média complexidade. Desde então, até setembro deste ano, o Hospital de Lagarto já realizou quase 1.900 cirurgias somente nessa especialidade.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.