Poder e Cotidiano em Sergipe
Gilmar sobre hospitais filantrópicos: “Não há cronograma de pagamentos” 3 de Outubro 16H:00

Gilmar sobre hospitais filantrópicos: “Não há cronograma de pagamentos”

O deputado Gilmar Carvalho voltou a falar sobre os hospitais filantrópicos, que estão atravessando uma fase de grandes dificuldades devido ao atraso no repasse de verbas municipais.

Nesta segunda-feira, 2, o deputado destacou que não há cronograma de pagamento por parte do município e alertou que os hospitais estão sem condições de manter os atendimentos, a exemplo do São José, que suspendeu os serviços essa semana.

Em entrevista ao programa Fala Sergipe, apresentado pelo próprio Gilmar Carvalho, o assessor jurídico da Secretaria, Carlos Diego, foi questionado sobre a falta de pontualidade nos pagamentos e justificou os atrasos culpando a administração passada.

“Nós estamos tentando quitar primeiro os débitos deixados pela gestão anterior. Temos que respeitar essa lógica de pagamentos e mesmo assim, temos feito os repasses, embora reconheçamos os atrasos”, pontuou o assessor da Prefeitura.

No entanto, o parlamentar observou que não há condições desses hospitais funcionarem sem essa verba e deixou claro que as pessoas menos favorecidas, que precisam do atendimento pelo SUS, são as grandes prejudicadas com esta realidade.

Carlos Diego informou que o município quitou R$ 5 milhões em débito da administração anterior e vem lutando para acertar a situação financeira das unidades de saúde.

Segundo o assessor, a atual gestão pegou o município falido, com os cofres zerados. “Diante da dificuldade que Aracaju vivencia, temos pago, sim, os hospitais, embora com atrasos, e o Hospital São José não precisava ter suspendido o atendimento”, explicou.

Sem cronograma
Durante a entrevista, Gilmar Carvalho foi incisivo ao afirmar que o calendário de pagamento só existe no imaginário da Secretaria de Saúde.

“Não há cronograma de pagamentos. Afirmo com base em documentos e planilhas que analisei e desafio a Secretaria Municipal de Saúde a apresentar esse cronograma, o que não vai ocorrer, porque não é real”, disparou o deputado.

O parlamentar assegurou que Aracaju recebe recursos do Estado e do Ministério da Saúde e, ainda assim, os contratos com os hospitais continuam sendo desrespeitados pela Administração Municipal.

Gilmar voltou a reivindicar do presidente do Tribunal de Contas de Estado, Clóvis Barbosa, uma solução para esse problema.

“Há 20 dias levei o caso ao TCE e até o momento nada mudou. Já ocorreram duas reuniões para discutir a problemática, sendo que o segundo encontro contou com a presença do secretário adjunto de Saúde do Estado, Luiz Eduardo, que apresentou uma perspectiva, mas que ainda não se cumpriu. Já o município, nem a secretária deixaram que fosse”, lamentou o deputado.

*Com informações da Assessoria do parlamentar

Foto: Maria Odília/Alese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.