Poder e Cotidiano em Sergipe
Fundação Brasil Ecoar ajuda a transformar a realidade dos moradores de Nossa Senhora do Socorro 19 de Abril 10H:19
COTIDIANO | Por Max Augusto e Diego Rios

Fundação Brasil Ecoar ajuda a transformar a realidade dos moradores de Nossa Senhora do Socorro

Ações conjuntas de boas práticas ambientais têm mudado a vida de centenas de pessoas residentes no município de Nossa Senhora do Socorro, através da parceria entre a Fundação Brasil Ecoar e a Prefeitura Municipal.

Um exemplo disso é a conscientização sobre a coleta seletiva, desenvolvida pelos jovens aprendizes ambientais da Fundação, que batem à porta da população socorrense e disseminam informações de como o cuidado com a separação dos resíduos pode ser crucial para a segurança de quem recolhe e também para aqueles que reciclam.

Esse trabalho é feito pela Cooperativa de Reciclagem Reviravolta, através de uma logística simples: os jovens aprendizes ambientais embarcam no “Buzu da Educação Ambiental” e visitam os bairros da cidade, falando sobre a importância da reciclagem e informando os dias e horários em que os cooperados da Reviravolta realizarão a coleta do material - viabilizada através de uma parceria com a empresa Torre, que recolhe os resíduos.

Em seguida, o material coletado é encaminhado para a sede da Cooperativa Reviravolta, contribuindo de forma significativa na geração de renda aos cooperados.

E para que a Cooperativa Reviravolta pudesse trabalhar com mais segurança, a Fundação Brasil Ecoar realizou a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) aos cooperados.

Blitz Ambiental 
Outra ação que envolve a conscientização acerca da reciclagem e descarte correto do lixo também foi desenvolvida pela entidade.

Trata-se da "Blitz Ambiental", onde um posto de troca de materiais recicláveis foi montado, para que a comunidade pudesse realizar a troca do material por brindes ecológicos, a exemplo de sacolas, mudas de plantas e brinquedos produzidos com garrafa pet.

Semana da água
Porém, as ações da Fundação Brasil Ecoar em Nossa Senhora do Socorro não se restringem apenas às questões voltadas para a reciclagem e coleta seletiva do lixo. Quando se fala em cuidado com o meio ambiente como um todo, lá está a Fundação contribuindo para a excelência das ações.

Prova disso, foi a participação da entidade na Semana da Água, realizada pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através das Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), Saúde (SMS) e Educação (Semed).

Com a temática "Soluções Naturais para a Água", o evento contou com atividades como visita técnica, palestras, apresentações teatrais, dinâmicas de grupo e o plantio de mudas de árvores, movimentando estudantes e moradores da comunidade em torno de um único objetivo: a busca por um mundo cada vez mais sustentável.

E mais uma vez, os trabalhos dos jovens aprendizes ambientais foi evidenciado. Dentro de suas atividades, eles realizaram a coleta seletiva e conscientizaram a população sobre a importância do correto descarte dos resíduos para o bem da coletividade.

Sobre a Fundação Brasil Ecoar
A Fundação Brasil Ecoar é uma entidade sem fins lucrativos mantida pela empresa Torre Empreendimentos e que tem como principal missão a realização de boas práticas ambientais, através de projetos que incentivam a coletividade cidadã, a exemplo dos Jovens Aprendizes Ambientais.

Além disso, a Fundação mantém uma parceria com a Cooperativa de Reciclagem Reviravolta, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, que tem mudado a vida de ex-catadores de de lixo, além de conscientizar a população socorrense sobre a importância da reciclagem para o futuro do País.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.