Poder e Cotidiano em Sergipe
15 de Junho 10H:28
PODER

"Fui muito chantageado nesse governo de Temer", afirma Jackson Barreto

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) detalhou episódios onde fica claro o desfavorecimento de Sergipe por parte do Governo Federal, principalmente após o apoio do governo local à Dilma Rousseff.

"Como eu não apoiei o impeachment o nosso governo ficou marcado. O projeto do Finisa foi analisado e teve parecer favorável. Ele (Temer), com a maior cara de pau, disse a mim que só podia autorizar depois da aprovação da reforma da previdência. Ele perguntou quantos votos eu daria a ele. Fui muito chantageado nesse governo de Temer. Só tive desse governo, massacre. O presidente foi um criminoso com as rodovias do meu estado", disse Jackson em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho.

Negligência de André Moura
O ex-governador também falou sobre o papel do deputado André Moura para ajudar na liberação do Finisa, bem como impedir que o aeroporto de Aracaju entrase no rol das privatizações do governo Temer.

"André Moura não nos ajudou para reverter a situação do aeroporto e nem do Finisa. Investi R$ 40 milhões no entorno do aeroporto e a Infraero deu o golpe, anunciando a privatização. André Moura trabalhou para prejudicar, porque as obras iriam fortalecer o nosso grupo político. O papel de André deveria ser de líder de Sergipe", disse Jackson.

E continuou: "Quem votou para tirar Dilma e colocar Temer vai ter que pagar um valor muito alto. Porque você não falou quando estava no governo? Por que quanto mais eu falasse, mais Sergipe seria prejudicado. Já estávamos com a diminuição dos repasses do Fundo de Participação e do ICMS", explicou o pré-candidato ao Senado.

Relação com os Valadares
Ele aproveitou para falar da relação com os Valadares e a contribuição deles para a derrubada da ex-presidente Dilma.

"Só vejo o senador Valadares criticar Jackson Barreto. Na hora de dizer ao povo que com o voto do pai e do filho tiraram a presidente Dilma, eles não dizem. Eles terão que pagar. A mágoa de Valadares Filho é porque não o apoiei para prefeito. Estou muito satisfeito vendo Edvaldo hoje na Prefeitura. Lula implorou ao senador Valadares para não votar a favor do golpe", pontua Jackson.

Continuar na vida pública
Sobre o motivo que o fez voltar atrás de sua palavra e continuar na vida pública, Jackson afirma que a situação do país e de Sergipe pede para que ele seja senador.

"Temos que analisar a conjuntura de cada momento. Quando eu disse que não seria mais candidato era outro momento. Hoje, eu preciso continuar na vida pública para ajudar Sergipe a passar este momento. Eu tenho ficha limpa. Ninguém escuta nas esquinas e nem em mesa de bar que o governo de Jackson Barreto foi atolado em corrupção", afirmou JB.

Atraso de salário de servidores
Questionado sobre o desgaste sofrido durante o seu governo, principalmente no tocante ao atraso no pagamento dos salários dos servidores, o ex-governador pede novamente desculpas.

"Do fundo do coração, será que eu vou atrasar salário de uma aposentada porque eu quero? Vindo de onde eu vim, será que o filho de um aposentado que ganha um salário mínimo e de uma professora, vai atrasar salário porque quer? Sei que a população está muito chateada e já pedi desculpas. O governador tem que ser olhado pelos erros, mas também pelos acertos", reconheceu Jackson.

Apoio ao ex-presidente Lula
O ex-governador foi questionado por um ouvinte se ele não se envergonhava em dar apoio ao ex-presidente Lula. Ele foi enfático na resposta.

"Sei o que Lula representa para o povo pobre. Com ele, o Brasil era respeitado internacionalmente, o homem do campo tinha acesso à terra, a condição do povo era melhor. Não venham para cá querer achovalhar as pessoas. Não tenho nenhuma preocupação em defender o presidente Lula. Se não fosse Lula, o filho do pobre não tinha acesso à universidade. Sergipe avançou muito com Lula", afirmou Jackson.

Eliane Aquino como vice
Sobre Belivaldo ter Eliane Aquino na condição de pré-candidata a vice em sua chapa, o ex-governador afirma que a oposição tem medo que isso aconteça.

"Sei do potencial de Eliane. Ela não é apenas a viúva de Marcelo Déda. Ela é uma mulher comprometida e que honra qualquer chapa. Os adversários têm medo de Eliane Aquino, sabem do potencial dela. Ela não pode estar fora do processo", reforça JB.

Sobre Eduardo Amorim
Ele também fala da pré-candidatura de Eduardo Amorim. "Na pré-campanha que faz nas redes sociais é apenas Eduardo. Talvez para tirar a irmandade. Se Eduardo Amorim chegar a ser governador do Estado, quem vai governar é Edvan Amorim", ironizou.

Por último, o ex-governador enalteceu o seu trabalho e afirmou que não existe um único município que não possua uma obra realizada por ele.

"Pensar num calçadão para as pessoas pobres (Porto Dantas), quem pensou? Foi o governo de Jackson Barreto que fez o conjunto Zé Eduardo Dutra, no Porto Dantas, e o povo sabe disso. Comecei a reforma do Colégio Atheneu, o Terminal Pesqueiro, a avenida Alexandre Alcino, tudo isso foram obras na Capital. Não tem um só município onde não tenha uma obra feita pelo meu governo. O Estado não tinha dinheiro para informar isso à população. Não se tinha dinheiro para nada, quanto mais para colocar propaganda", finalizou Jackson Barreto.

Foto: Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.