Poder e Cotidiano em Sergipe
Frigorífico em Itabaiana garantirá qualidade à carne consumida por sergipanos 20 de Junho 20H:12

Frigorífico em Itabaiana garantirá qualidade à carne consumida por sergipanos

Às margens da rodovia que está sendo construída pela gestão estadual e que ligará Itabaiana à Itaporanga (SE-255), o governador Jackson Barreto participou, nesta terça-feira, 20, da inauguração do Frigorífico Serrano, implantado no povoado Lagoa do Forno, em Itabaiana.

 

O empreendimento é realizado por iniciativa do grupo Souza e corresponde a um investimento de cerca de R$ 20 milhões, despendidos em construção e aquisição de equipamentos.

 

O frigorífico conta com incentivo fiscal do governo estadual, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). O empreendimento gera 120 empregos diretos e tem capacidade de abate diário de 600 bois.

 

Para o governador, o Frigorífico Serrano chega para suprir uma necessidade do estado de Sergipe. “A inauguração desse frigorífico marca uma nova página na história da economia sergipana. Sergipe entra na rota dos estados desenvolvidos nessa área, porque não tínhamos aqui, com exceção do frigorífico da Nutrial, em Propriá, uma estrutura para o abate adequado da carne consumida pelos sergipanos. O estado estava muito carente de uma obra deste porte, porque o que temos comumente são matadouros que não atendem às condições sanitárias necessárias. Com este empreendimento, o setor privado colabora com o poder público, contribui para a saúde pública, contribui para trazer carne de qualidade à mesa dos sergipanos”.

 

O governador destacou que o empreendimento condiz com a memória e ensinamentos deixados pelo patriarca da família de empreendedores, o empresário e ex-prefeito de Campo do Brito, Manoel de Souza, conhecido como Maim, falecido em 2013.

 

“Hoje, estamos aprendendo uma lição de como fazer uma empresa com compromisso social, uma empresa moderna, inspirada nas lições do velho Maim, ex-prefeito de Campo do Brito, que teve uma vida inteira dedicada ao desenvolvimento dessa região. Está aqui o atestado de competência de quem soube criar uma família com a visão de desenvolver o estado, trazendo para nós esse grande benefício, representado pelo Frigorífico Serrano. Parabenizo o grupo por mostrar que a forma de vencer a crise é por meio do trabalho”.

 

A construção do frigorífico de grande porte atende às exigências sanitárias do mercado de carnes e satisfará demandas tanto de criadores, quanto de consumidores. Quando estiver em funcionamento, vai atender criadores e feirantes dos municípios das regiões Sul, Centro Sul e parte do Agreste. A expectativa da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) é que o novo frigorífico acabe com os abatedouros que funcionam irregularmente nos municípios dessas regiões.

 

O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, informa que o empreendimento é importante também para economia. “Além dos empregos gerados diretamente, o impacto positivo desse empreendimento é muito maior, pois há uma série de empregos indiretos. Temos um setor agropecuário muito forte e todos serão beneficiados, porque teremos condições também para exportar, se for o caso, uma carne de qualidade, já que já temos genética de qualidade e o que faltava era uma estrutura deste porte e tecnologia para termos condições sanitárias adequadas para acessarmos mercados externos e internos. E com um orgulho ainda maior por ser por meio de um grupo genuinamente sergipano”.

 

Segundo um dos sócios majoritários, Moacir Souza, a capacidade de abate diário no Frigorífico Serrano será de 600 bois por dia, o que irá atender a produtores de cerca de 34 municípios. A expectativa é de que sejam gerados em torno de 120 empregos diretos.

 

“Temos uma satisfação enorme por termos conquistado esse sonho. Com isso, vamos proporcionar ao estado de Sergipe um abate correto, o que irá corresponder a cerca de 70% do abate legalizado do estado. Vamos proporcionar em torno de 120 empregos e, conjuntamente com tudo isso, -qualidade à saúde, por meio do consumo de uma carne de origem, com segurança. Esperamos que daqui a algum tempo tenhamos condições de ampliar ainda mais”.

 

De acordo com Moacir, já na próxima terça-feira será realizado o teste para que o frigorífico entre em operação. O empresário também ressaltou a participação do governo do Estado para viabilização do projeto. A intervenção da Seagri foi decisiva para viabilizar o projeto: a Cohidro vai prover o abastecimento de água do Frigorífico Serrano, por meio do Perímetro de irrigação da Ribeira. Já a Emdagro, vai ser responsável pela certificação de inspeção animal, garantindo a qualidade do produto que vai para o consumo da população.

 

“Tivemos todo o apoio do Estado desde o início, em 2014, e, nesta gestão o secretário da Agricultura determinou o apoio da Cohidro, com a água, por isso o frigorifico foi instalado aqui nesse local. Também contamos com o apoio total da Emdagro, que tem sido uma grande parceira. Temos aqui equipamentos que, podemos dizer, é de primeiro mundo, tudo será automatizado e haverá inspeção do início ao fim”, afirmou.

 

Quem comemora a chegada do empreendimento à região é o jovem Admilson Bispo, 21. Morador do município serrano, Admilson conquistou o seu primeiro emprego com carteira assinada. “Foi muito importante para gente, porque não havia emprego aqui. Sempre trabalhei por diária, com o que conseguia. Agora temos essa oportunidade de ter um serviço certo”, relatou.


Frigorífico Serrano

O novo complexo frigorífico ocupa uma área de 82.000 m², dos quais 6.000 metros são ocupados pelo frigorífico. O complexo conta com lagoas de estabilização que receberão todos os resíduos para tratamento biológico. Além da capacidade de abate diário de 600 bois por dia, uma segunda linha de produção terá capacidade para abater diariamente 200 suínos e 200 caprinos.

 

A unidade de processamento e abate vai atender ao mercado interno de carne, realizando o abate dos animais e distribuindo a carne para feirantes e mercados dos municípios do Agreste, da região Sul e Centro-Sul do estado, atendendo um raio de 100 quilômetros.

 

Também sócio do empreendimento, Mairton Souza, explica que o grupo, comandado por empreendedores de Campo do Brito, possui outros quatros frigoríficos no estado da Bahia, além de um curtume em Campo do Brito e que uma preocupação da empresa é preservar a cadeia produtiva local. Assim, o dono do boi (pecuarista ou marchante) leva o animal ao frigorífico.

 

O frigorífico o abate dentro dos padrões de higiene exigidos pelos órgãos da vigilância sanitária e inspeção animal. Depois, os cortes de carne e vísceras embalados são transportados em caminhões frigoríficos até a banca de mercado ou em outro lugar que o proprietário do animal desejar.

 

“Com este frigorífico, investimos em segurança alimentar para a população sergipana. Agradeço o empenho e apoio do governo do Estado. Estamos preocupados com a carne que chega à mesa dos sergipanos. Aqui em Sergipe, vamos preservar toda a cadeia produtiva, pois o sucesso do nosso empreendimento depende do sucesso dos pequenos abatedouros. Empregamos mais de 130 pessoas durante a obra e treinamos os nossos funcionários nas outras unidades da Bahia para garantir a qualidade do produto que será comercializado. Pretendemos colocar Sergipe em 1º lugar com relação ao abate legalizado no Nordeste”, disse Mairton Souza.

 

Edvaldo Fernando de Jesus, 27, natural de Campo do Brito, trabalhará no frigorífico e contou que recebeu treinamento em Alagoinhas. “Recebemos todo o treinamento. É meu primeiro trabalho com carteira assinada. Vou poder ter uma renda fixa. Antes, eu trabalhava em um matadouro e é muito diferente, lá o abate era no chão, aqui é tudo feito com muita higiene e isso é bom”.

 

Presenças

Participaram da solenidade, o vice-governador, Belivaldo Chagas, os secretários de Estado da Comunicação, Sales Neto, do Desenvolvimento, José Augusto, da Fazenda, Josué Modesto, do Meio Ambiente, Olivier Chagas; os deputados estaduais, Robson Viana, Zezinho Guimarães e Gustinho Ribeiro; os prefeitos de Campo do Brito, Marcel Souza, de Malhador, Elayne Araújo, de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios, de Frei Paulo, Anderson Menezes, de Macambira, Luciano de Vital, de Ribeirópolis, Antônio Passos e de Areia Branca, Alan Andrelino; e os diretores da Vigilância Sanitária Estadual, Antônio de Pádua, da Cohidro, José Carlos Felizola Filho. Assim como, os superintendentes do Banco do Nordeste (BNB) em Sergipe, Saumíneo Nascimento e do Sesi em Sergipe, Acrízio Campos; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe - Faese, Ivan Sobral; o empresário Messias Peixoto; vereadores da região, familiares dos proprietários do frigorífico e sócios do empreendimento, entre outros.

 

ASN

Foto: Jorge Henrique/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.