Poder e Cotidiano em Sergipe
Fechado acordo dos limites territoriais entre Sergipe e Bahia 14 de Junho 20H:33

Fechado acordo dos limites territoriais entre Sergipe e Bahia

Na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira, 14, para conclusão do relatório dos limites territoriais dos estados da Bahia e Sergipe, se chegou a um consenso.

 

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira, ficou acordo entre deputados sergipanos e baianos, e representantes dos dois estados, a proposta de limite territorial apresentada após várias reuniões realizadas.


De acordo com Rosman, todos reconheceram o trabalho de campo que foi feito pelas equipes de Sergipe e Bahia, assim como pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Ressalta que a participação dos representantes dos municípios foi fundamental na definição dos limites, assim como as entrevistas feitas com a população da fronteira para estabelecer o pertencimento territorial e a cobertura da gestão municipal.


Disse ainda Rosman que foi respeitada a identidade de cada população e que, a partir desse entendimento, com a concordância de todos, se fará o termo de um acordo entre os estados, que está sendo estudado pelas Procuradorias de Sergipe e Bahia.


Enfatiza que esse termo será assinado pelos governadores Jackson Barreto e Rui Costa, depois submetido à homologação das duas Assembleias Legislativas e apreciado a possibilidade de convertê-lo em minuta de projeto de lei para ser apresentada ao Senado, através das duas bancadas naquela Casa, transformando-o em norma legal.


O superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil comemorou o acordo. “Resulta de um intenso trabalho dos técnicos do IBGE com os governos estaduais, onde se destaca a participação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, da SEPLAG e das PGEs, além do apoio das Assembleias Legislativas dos dois Estados. A participação dos representantes dos municípios foi fundamental na definição dos limites e na aprovação do relatório apresentado nesta reunião”, avalia.

 

Participaram da audiência pública os deputados estaduais da Bahia e Sergipe que compõem a Comissão Especial de Assuntos Territoriais, a Comissão de Justiça e os representantes dos municípios que fazem fronteira entre os dois Estados.


De Sergipe estavam presentes os deputados estaduais Garibalde Mendonça (PMDB), Luciano Pimentel (PSB), Jairo de Glória (PRB) e Silvia Fontes (PDT), que integram a Comissão Territorial de Sergipe; além do secretário Rosman Pereira, do superintendente Ciro Brasil e da assessora técnica da Diretoria de Geografia e Cartografia da Seplag, Fernanda Cruz, que fez apresentação técnica sobre o trabalho de campo.

 

Seplag

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.