Poder e Cotidiano em Sergipe
Faltam abrigos para animais resgatados pelos bombeiros 11 de Janeiro 20H:49

Faltam abrigos para animais resgatados pelos bombeiros

A vereadora Kitty Lima (Rede) participou na manhã desta quarta-feira, 11, a convite do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), Cel. Gilvan, de uma reunião para tratar sobre as dificuldades que a corporação enfrenta em relação à captura de animais domésticos considerados agressivos, em situação de risco ou abandono.

 

No encontro, que contou ainda com a presença do Ten. Carvalho e Ten. Cel. Júnior, foram relatados alguns problemas enfrentados pelo CBM/SE referentes ao atendimento a estes tipos de chamados.

 

Existe uma demanda operacional muito grande para captura de cães agressivos em via pública, animais em bueiros, árvores ou abandonados, por exemplo. O problema é que o CBM não possui responsabilidade legal para cumprir estas atividades, muito menos estrutura física para transportá-los e abrigá-los. Costumávamos encaminhar esses animais para algumas ONGs, mas elas já não recebem mais porque estão superlotadas”, explica o Ten. Carvalho, revelando ainda que essa obrigação é da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), “como consta na Lei Municipal Nº 2.380 de 1996. Essa lei fala que é de responsabilidade do município a captura, transporte e acondicionamento em local determinado, respeitando o bem estar do animal”, esclarece o tenente.

 

Durante a conversa com os oficiais, Kitty Lima se comprometeu em levar a demanda do CBM ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que já demonstrou total apoio às causas animais.

 

“Em conversa recente com o prefeito, ele pediu minha ajuda para desenvolvermos novas políticas que venham beneficiar os animais. Irei conversar novamente com ele para encontrarmos uma forma de regularizar essa situação, uma vez que a responsabilidade para o atendimento a estes casos recai sobre a PMA. Infelizmente as ONGs que cuidam de animais em situação de risco estão lotadas, e eu já tinha conhecimento da deficiência porque lido com essa realidade há vários anos à frente de uma dessas instituições”, revela Kitty.

 

A vereadora aposta ainda em uma parceria entre com PMA, CBM/SE e a iniciativa privada para um projeto de conscientização dos tutores quanto aos cuidados com seus animais. “É preciso que todos saibam da grande responsabilidade que é cuidar de um animal. Encontramos muitos deles abandonados nas ruas e abandono de animal é crime. Vamos amadurecer um projeto com a participação de órgãos públicos e empresários que apoiam à causa animal visando orientar toda a população”, pontua Kitty.

 

Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.