Poder e Cotidiano em Sergipe
Falta de atualização do censo demográfico acarreta na perda de arrecadação dos municípios de Sergipe 15 de Fevereiro 21H:08

Falta de atualização do censo demográfico acarreta na perda de arrecadação dos municípios de Sergipe

Os municípios brasileiros têm sofrido com a perda de arrecadação devido à falta de atualização do censo demográfico. Um caminho para a recuperação destas divisas é a revisão populacional de competência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 

Preocupado com esta realidade nas cidades sergipanas, o líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC/SE), convidou, nesta quarta-feira (15), o presidente do IBGE, Paulo Rabelo de Castro, para atender as prefeitas Cândida Leite (Riachuelo), Gerana (Riachão do Dantas) e vice Gustinho, além do secretário municipal de Turismo de Canindé do São Francisco, Kaká.

 

O objetivo das administradoras foi solicitar do IBGE a revisão do cálculo populacional dos municípios com vista à mudança de faixa do Fundo de Participação do Município (FPM), visando o aumento de receita.

 

 

A prefeita Cândida disse que tem sentido que a arrecadação do município está defasada, já que a população tem crescido substancialmente, dificultando a distribuição necessária da renda per capita dos seus munícipes. Outro exemplo foi dado pela prefeita Gerana. Segundo ela, sua cidade faz limite com outros municípios, sendo que a população é contabilizada para a administração vizinha, porém os serviços básicos [Educação e Saúde] são utilizados em Riachão.

 

O líder André mostrou apoio as gestoras e, por já ter sido prefeito, disse o quanto é penoso para o município manter as contas em dia e ainda disponibilizar ao cidadão uma saúde de qualidade, uma educação de excelência, manter as localidades limpas e os salários pagos dentro do mês. “Se pudermos aumentar a arrecadação seja no FPM, através de convênios ou emendas parlamentares, assim o faremos”.

 

AssCom/AM
Fotos: Nefy Dias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.