Poder e Cotidiano em Sergipe
5 de Março 7H:26
COTIDIANO

Esculturas folclóricas são montadas no Largo da Gente Sergipana

As representações folclóricas sergipanas Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso, já começaram a ser montadas no Largo da Gente Sergipana.

A obra do Largo da Gente avança pelo Rio Sergipe na faixa concentrada em frente ao Museu da Gente Sergipana. A obra será entregue à população no dia 16 de março.

Concebido pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda, o Largo se propõe a ser um monumento de celebração da cultura popular do estado. Além de um píer, de uma área de convivência e de um atracadouro, o espaço abrigará oito esculturas de representações folclóricas sergipanas.

Para Ézio Déda, a montagem é um processo complexo que envolve uma equipe multidisciplinar, na parte da arte, arquitetura e engenharia.

“Estamos na etapa de montagem, na qual a obra artística chega e tem que ter a ligação com a infraestrutura de apoio. Após concluirmos essa etapa de instalação, que deverá durar dois dias, só ficará faltando a parte de urbanização”, explicou.

De autoria do artista plástico Tati Moreno, as imagens estão sendo instaladas com vigas metálicas, dando a quem observa a impressão de que flutuam acima do espelho d'água.

O projeto é inspirado nas esculturas dos Orixás localizadas no Dique do Tororó, em Salvador, na Bahia, que foram concebidas pelo próprio Tati Moreno. Confeccionadas em fibra de vidro e resina de poliéster, cada escultura tem 7m de altura.

O projeto é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), do Instituto Banese e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No total, estão sendo investidos quase R$ 6,5 milhões.

A ideia do projeto do Largo da Gente Sergipana nasceu antes mesmo da inauguração do Museu da Gente Sergipana, entregue em 2011.

A concepção busca referências em monumentos como o Big Ben (Londes), a Torre Eiffel (Paris), a Estátua da Liberdade (Nova York) e o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), além dos Orixás (Salvador).

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba do nosso blog muitas novidades.