Poder e Cotidiano em Sergipe
Emsurb discute regulamentação do food truck em Aracaju 30 de Março 19H:22

Emsurb discute regulamentação do food truck em Aracaju

A regulamentação da atividade dos food trucks em Aracaju, regida pela Lei Municipal nº 4.820/2016, foi tema da reunião entre representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Vigilância Sanitária municipal, na tarde desta quarta-feira, 29. O encontro aconteceu no gabinete da presidência, na sede da Emsurb.



A lei que dispõe sobre a comercialização de alimentos em logradouros, áreas e vias públicas, food trucks e outros equipamentos, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em Agosto do ano passado.



Segundo o procurador jurídico da Emsurb, Vinícius Gonzaga, o assunto é mais do que necessário, pois, atualmente, o crescimento da atividade de comercialização em food trucks tem crescido em Aracaju. Existem cerca de 35 veículos espalhados na capital, nos mais diversos seguimentos de alimentação e bebidas.

"A reunião  aconteceu em virtude da necessidade, encarada pela nova gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e da Emsurb, de regulamentar a atividade de food trucks, que precisa se adequar a uma lei recente e que, a administração pública deve seguir. Ainda teremos mais encontros como este para ajustar todos as demandas que estão surgindo", explicou o procurador Vinícius Gonzaga.


A reunião contou com a presença de representantes da Sema, Osmar Santos, da Vigilância Sanitária, Laila Resende e Juliano Santos, da SMTT, Michele Fontes e do assessor da Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb, Igor Melo.



Food Trucks

Um modelo inovador de venda de alimentos está se fortalecendo em Aracaju: o Food Truck. O modelo de comercialização de comida de rua que, nasceu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil pelo estado de São Paulo, tem se tornado tendência entre os aracajuanos.



Na capital, eles chegaram através de feiras gastronômicas. Os caminhões são dotados de cozinha móvel e adaptados para transportar e vender comida em variados locais.  Atualmente, já é possível encontrá-los em diversas praças de Aracaju, como praça Alameda das Árvores (Luzia), Alda Teixeira (Jardins), Luciano Barreto Júnior (Jardins), Zilda Arns (Jardins) e na avenida Delmiro Gouveia, em frente ao Shopping Riomar.



É importante deixar claro que, para iniciar o negócio, é necessário constituir empresa e obter autorização de uso do espaço público da Emsurb, da vigilância sanitária, que vão avaliar o uso do equipamento (carro).

 

AAN

Foto: Marco Vieira

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.