Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Sergipe, 273 mil pessoas não sabem ler, nem escrever 2 de Março 18H:05

Em Sergipe, 273 mil pessoas não sabem ler, nem escrever

Deu no Jornal da Cidade:

 

Duzentas e setenta e três mil pessoas não sabem ler e escrever em Sergipe. É o que mostra a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os dados são de 2015 e mostram ainda que boa parte dos analfabetos têm idade avançada, 60 anos ou mais. São 107 mil idosos analfabetos no Estado. A taxa maior de analfabetismo está na zona rural de Sergipe, onde chega a 35,88%.

 

Aos 51 anos, o cozinheiro Almeida Leão de Pinto conhece bem a realidade de não saber ler e escrever. Começou a trabalhar cedo, ajudando os pais na zona rural e, por isso, as palavras que poderia ler e escrever ficaram para trás.

 

“Meus pais não tinham condições financeiras. Tive que trabalhar muito cedo, antes dos 9 anos, para ajudar lá em casa, por isso não fui para a escola. Mas sinto muita falta dos estudos. Não saber ler e escrever faz muita falta. Talvez, se soubesse, não teria perdido tanta oportunidade. Agora, com a idade e ainda analfabeto, tudo fica mais difícil”, diz Almeida.

 

A boa notícia é que de dez anos para cá, houve uma diminuição no número de analfabetos no Estado. Segundo o IBGE, em 2005, a taxa de analfabetismo em Sergipe era de 18,32%, já em 2015 era de 14,21%.

 

 

Leia matéria completa no site JornaldaCidade.Net

Foto: Maria Odília/SEED

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.