Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Lagarto, Parque da Bica atrai turistas e moradores da região Centro Sul 18 de Abril 8H:22

Em Lagarto, Parque da Bica atrai turistas e moradores da região Centro Sul

Um dos pontos turísticos e de lazer da cidade de Lagarto é o Balneário José Agnaldo Silva, conhecido como Balneário Bica. Após a reforma da área, realizada pelo Governo do Estado, os lagartenses e visitantes se banham em suas águas e fazem piqueniques no parque que foi totalmente preservado.

 

Foram investidos R$ 6.250.000 para execução da revitalização. Os moradores e turistas agora dispõem de um belo bosque, áreas para prática esportiva, piscinas, restaurantes e muitos outros atrativos.



É o caso do casal de Itabaiana, Jacleane e Adelson, que estava com a filha Júlia. Jacleane achou o espaço muito agradável por misturar lazer com a natureza. “O balneário é uma coisa linda. Pretendemos voltar várias vezes. Fizemos piquenique e agora vamos tomar banho de piscina”, disse.

 

Já a assistente administrativa Vera dos Santos considera a reforma do balneário um grande presente para a população de Lagarto. Ela disse que têm vindo turistas de todos os municípios, até mesmo da capital visitar esse novo espaço de lazer. “Estamos amando; as crianças brincando, muita gente na piscina, está sendo muito divertido”, comemorou.

 

A obra foi entregue pelo governador Jackson Barreto no dia 28 de dezembro. Na ocasião, ele lembrou-se da promessa do ex-governador Marcelo Déda em reformar o balneário. “Quando Déda veio entregar a clínica de saúde, prometeu reformar a Bica e cumprimos a promessa. Hoje, estamos entregando essa obra, que foi muito cobrada pela população. Estou feliz porque cumpri meu compromisso com esse município. Peço que aproveitem essa área de lazer bonita, que façam bom uso desse lugar que considero o cartão de visitas daqui”, destacou.

 

Anderson Carvalho, administrador do balneário, disse que a prefeitura está fazendo um trabalho social e educacional com os visitantes, desenvolvendo atividades com cadeirantes, oferecendo atrações culturais com grupos folclóricos e bandas da região, como também garantindo a segurança nas piscinas com a colocação de salva vidas.

 

“O parque tem atraído muitos turistas e é uma grande obra para o povo de Lagarto. É uma bela praça turística e centro de recreação e lazer para o município, que também gera emprego e renda para os moradores da cidade”, afirmou.

 

Um exemplo é da vendedora ambulante, Noêmia Maria do Nascimento. Ela disse que estava desempregada há quatro anos e agora está trabalhando como ambulante no balneário. “O movimento é ótimo, vendemos nossos produtos e estamos ganhando o nosso dinheiro”, comemorou.

 

O secretário da Cultura, Juventude e Esporte de Lagarto, Rafael Monteiro, nos fins de semana, vai ao balneário para acompanhar o movimento do espaço. “Estamos alavancando a renda do nosso município com esse novo espaço de lazer. O parque funciona de segunda a segunda. Tem sido um sucesso. Temos atraído turistas de outras cidades e recebido visitas e elogios”, salientou.

 

Ele disse que a administração do balneário promove diversas atividades, dentre elas atividade específica para os cadeirantes nas piscinas e, nos finais de semana, tem sempre um evento diferente, com competições esportivas e shows.

 

Estrutura

O balneário fica localizado às margens da avenida Contorno (rodovia SE-270). A reforma proporcionou o aumento no número piscinas, agora são três, sendo que uma delas é destinada ao público infantil. Foram construídos dois restaurantes, posto policial, duas quadras esportivas, quatro chafarizes, bica para que os visitantes tomem banho, posto médico, parque infantil, quiosques, espaços para prática de atividades físicas, ciclovia, palco e pracinhas.

 

Também foi reformado o anfiteatro e a antiga guarita, além de construído um pórtico, bloco administrativo, dois blocos de banheiros (12 sanitários em cada um), seis quiosques (dois para a venda de cocos e quatro destinados a piqueniques), 45 bancos de concreto espalhados, novas instalações elétricas e hidráulicas, casa de bombas e de lixo. Dos 27.089,81 m² de área, 2.569m² são de espaço construído. O balneário recebeu 15 painéis de autoria do artista plástico José Fernandes, natural de Lagarto.

 

As diversas espécies de árvores existentes no bosque como amendoeiras, jenipapeiros, mangueiras, palmeiras e mulungu, foram preservadas, além de dezenas de novas mudas como palmeiras imperiais, pau-ferro e mais um grande número de plantas nativas foram plantadas. Ainda na área verde, foram construídos mirante e espaço de convivência, sem contar que em todo o espaço do balneário foram plantados 2.600m² de grama verde-esmeralda.

 

Foi aplicado piso direcional em toda a área, construídos quatro banheiros e quatro chuveiros adaptados, além de diversas rampas, de modo que pessoas com deficiência tenham acesso a todos os ambientes do balneário.

 

 ASN

Fotos: André Moreira/ASN

Fotos: André Moreira/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.