Poder e Cotidiano em Sergipe
Em 10 anos houve aumento de 22% na morte de mulheres negras, diz estudo 9 de Junho 9H:17

Em 10 anos houve aumento de 22% na morte de mulheres negras, diz estudo

O Atlas da Violência 2017, apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revela uma triste realidade: o aumento de 22% da morte de mulheres negras, no período de 2005 a 2015.

 

Nessa população, o índice de mortes chega a 5,2 mortes para cada 100 mil mulheres negras. Quando o estudo compara as mulheres não negras, no mesmo período, houve redução de 7,4%, com uma taxa de 3,1% mortes para cada 100 mil mulheres não negras.

 

“Essa é o resultado concreto de dois crimes vividos diariamente pelas mulheres brasileiras, o preconceito de gênero e raça. Precisamos atacar de frente esses dois problemas, promovendo o debate na sociedade, mudando o comportamento, enfrentamento o racismo”, comentou a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes.

 

A SPM está articulando com diversos parceiros da sociedade civil e governos estaduais e municipais, além de organismos internacionais, a construção de uma rede de trabalho para a promoção da igualdade entre mulheres e homens e para o enfrentamento a violência. A secretária Fátima Pelaes explica que um dos eixos de atuação da Rede Brasil Mulher é o enfrentamento à violência.

 

“Com certeza o combate ao racismo será um tema transversal em toda a discussão”, disse.

 

Redução

Apesar do estudo revelar que houve um aumento de 7,5% na taxa de homicídio de mulheres no Brasil, entre 2005 a 2015, observa-se que nos últimos 5 anos esse indicador tem diminuído 2,8%. Nós dois últimos anos, essa redução chegou a 5,3%.

 

“Essa diminuição é o resultado do trabalho da Rede Nacional de Enfrentamento à Violência que atua em todo o Brasil, conscientizando as mulheres de seus direitos, além de Leis como a Maria da Penha e a do Feminicídio”, conclui a secretária.

 

São Paulo foi o estado que apresentou a maior redução de mortes violentas de mulheres, chegando a 34,1% de queda. Já o Maranhão apresentou um acréscimo de 124,4%. Até o final de 2017 está prevista a inauguração da Casa da Mulher Brasileira nas duas capitais.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.