Poder e Cotidiano em Sergipe
10 de Maio 7H:49
PODER

"Ele (Almeida) tinha um estilo diferente de ser. Era quase que um governo à parte", diz Belivaldo

Após exonerar Almeida Lima da Secretaria de Estado de Saúde, o governador Belivaldo Chagas pontua alguns dos motivos que o fez tomar essa decisão, inclusive rebatendo algumas falas do agora ex-secretário de Saúde.

"Eu entendi que Almeida não tinha o controle geral da Secretaria, que não acompanhava o funcionamento da Secretaria. Ele tinha um estilo diferente de ser, não sei se pelo grau de intimidade com o governador Jackson , era quase que um governo à parte", afirmou Belivaldo em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho.

O governador disse que a gota d´água para a exoneração de Almeida foi o episódio da exposição da paciente oncológica Edilma, que afirmou ter sido humilhada pelo ex-secretário na frente de diversas pessoas dentro da Secretaria. Belivaldo, inclusive, esteve na residência de Edilma para escutar a sua versão.

"Eu não sentia por parte de Almeida uma preocupação com as pessoas. Fui até a casa de Edilma e me emocionei. Não quis fazer oba oba. Saí de lá de coração partido. Ela tem lá a vida dela, louca para viver. Dispensei a equipe de comunicação na porta da casa dela. Não fui para holofote e marketing político, precisava escutar o outro lado. Foi a gota d´água sim", pontuou o governador.

Ele aproveitou para enviar um recado aos oposicionistas: "Não foi fraqueza de Belivaldo, não foi falta de tinta na caneta como muitos afirmavam. Foi excesso de responsabilidade, foi paciência. Ele diga o que quiser de mim, eu sei onde devo colocar meu pé. Governador é governador, vice é vice".

Quanto custou o Taj Mahal

Questionado sobre o gasto com o Centro Administrativo da Saúde, o famoso Taj Mahal, o governador disse não saber o montante destinado à reforma e também que a empresa executora da obra ainda não recebeu pelo serviço.

"Isso virou segredo de Estado. Estou tentando descobrir, mas vou chegar lá. A empresa que realizou o serviço não recebeu. Parabéns para Almeida pela ideia de centralizar as ações ali, mas o momento foi inoportuno. Você prioriza o Taj Mahal em detrimento do funcionamento dos hospitais regionais", lamentou o gestor.

Pagamentos via ofício

O governador voltou a falar sobre o processo seletivo: "Até bem pouco tempo os processos seletivos eram feitos pela Secretaria de Planejamento e o 'todo poderoso' decidiu fazer pela própria Secretaria. A Secretaria de Saúde estava se tornando uma ilha e eu vou revogar todos os decretos e portarias feitos por ele", disse.

Belivaldo disse ainda que era praxe do ex-secretário Almeida Lima realizar pagamentos via ofícios e, a partir de agora, essa situação não mais acontecerá, pois se enviar ofício para o banco, voltará com cheque sem fundos.

"Almeida tinha o hábito de pagar fornecedores via ofício e quando a gente ia buscar informações, não tinha. Pagar por ofício não dava baixa no sistema contábil. Ele pagava porque se sentia o rei, o dono do mundo. Eu não quero tá perdendo tempo com esse cara", disse o governador.

Medo de Almeida Lima

Informado que Almeida havia dito que Belivaldo estaria escanteando ele na Secretaria de Saúde por medo que fosse candidato ao governo, o governador reagiu.

"Será que passaria na cabeça de Jackson colocar esse sujeito como candidato? Acho que até pela simpatia dele e pelo carinho que as pessoas têm por ele, Sergipe perdeu um grande candidato. Acho que ele está apavorado com o susto da queda de ontem. Perdoai, meu Deus, ele não sabe o que diz", ironizou Belivaldo.

Pagamento de décimo terceiro salário

Por último, saindo do tema Almeida Lima, o governador aventou a possibilidade de pagamento de 50% do décimo terceiro salário dos servidores estaduais até o mês de julho.

"Existe a possibilidade real para que até o mês de julho a gente consiga pagar metade do décimo terceiro do servidor. Estará disponível no banco e se o servidor preferir, a gente paga mês a mês até dezembro. Se a gente consegue fazer isso, aquece o comércio", finalizou o governador.

Foto: Agência Sergipe

Comentários

  • Marcia martins chagas 10/05/2018 às 11:05

    Muito Bem Belivaldo, acredito q as pessoas pensam que podem tudo! Existe uma Ierarquia... PARABÉNS GOVERNADOR ...

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.