Poder e Cotidiano em Sergipe
Edvaldo empossa Jorge Santana 14 de Junho 20H:29

Edvaldo empossa Jorge Santana

Com foco no fortalecimento das cadeias produtivas do município e no compromisso de tornar Aracaju uma Cidade Inteligente, o prefeito Edvaldo Nogueira empossou, na manhã desta quarta-feira (14), o engenheiro e empresário Jorge Santana como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo.

 

A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Belivaldo Chagas, pelos reitores das universidades do Estado e por empresários de diversos setores da economia sergipana.

 

Com a posse de Jorge Santana, o governo municipal “alavancará as ações para que Aracaju passe a fazer uso da tecnologia em todos os seus setores”, explicou o prefeito.

 

De acordo com ele, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo será a responsável pelo trabalho de implantação do sistema de “Smart City” na capital sergipana, dentro de um programa que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

“Aracaju tem todas as condições para se tornar um modelo de cidade inteligente para o país, dado o tamanho da cidade, a sua economia e a sua geografia. Nossa gestão já conseguiu incluir Aracaju neste projeto”, informou Edvaldo.

 

Segundo o gestor municipal, é também missão do novo secretário atuar para tornar Aracaju um polo importante de turismo no país. “Ainda padecemos no turismo, apesar de Aracaju ser uma cidade bonita, organizada e ter todas as condições de ser um polo turístico. Mas hoje o fluxo de turistas para a cidade é menor do que o registrado em cidades como Salvador, Maceió, Natal e Fortaleza. Queremos criar as condições efetivas para mudar esta realidade. Isso começa na construção de um plano de turismo que tenha início, meio e fim. Ou seja, que tenha ações e metas que possibilitem tornar Aracaju, dentro de um prazo factível, um destino importante do turismo, gerando assim emprego e renda para a nossa gente”, destacou.

 

De igual modo, Edvaldo Nogueira defendeu um engajamento da prefeitura na definição das políticas que fortaleçam a economia local, com a adoção de parcerias público-privadas e com a participação das universidades e entidades de diversos setores.

 

“Vamos trabalhar juntos, governo, setor privado e sociedade, para fazer Aracaju alavancar. As parcerias público-privadas são muito importantes. Isto já está sendo estudado na nossa gestão. Além disso, queremos que a inteligência de Sergipe participe deste processo de inovação conosco. Vamos criar o Fórum de Desenvolvimento Econômico da cidade”, afirmou.

 

Para o prefeito, Jorge Santana tem todas as credenciais para as tarefas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e ao uso da tecnologia na gestão e na construção de uma cidade melhor.

 

“Jorge chega agora, mas nunca ficou fora do nosso governo. Ele coordenou a elaboração do programa de governo que apresentamos para a sociedade. Ele vem no momento ideal, para ajudar as cadeias produtivas, viabilizar as PPPs, fortalecer o Turismo e cuidar do processo de implantação do programa Cidade Inteligente. Jorge tem muita capacidade, tem relação com o meio produtivo e com os setores de tecnologia. Estou muito feliz por ele ter aceitado o convite de integrar a nossa gestão”, afirmou. Com a posse de Jorge Santana, Edvaldo concluiu a formação do seu secretariado.

 

Ações transversais

Em seu discurso de posse, Jorge Santana se disse “muito disposto” a dar sua contribuição para tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa. “Só o conceito de cidade inteligente não nos interessa. Tem que ter a dimensão humana e tem que ter a ousadia de incluir a ideia de criatividade. Nosso trabalho será transversal entre todas as pastas, com muito diálogo com as demais áreas de governo e com a sociedade. Os nossos conceitos precisam estar presentes na mobilidade, na saúde, na educação, nos serviços públicos, na zeladoria. É possível dar passos grandes, com ações de baixo custo”, frisou.

 

O novo secretário também afirmou estar empenhado na agenda do desenvolvimento econômico local. “A prefeitura não pode ser coadjuvante em temas como desenvolvimento econômico, turismo e tecnologia. Iremos dar corpo ao projeto de parcerias público-privadas. Há também um imenso desafio no turismo. Nunca vivemos um cenário tão ruim. Por isso, temos que nos unir com o governo estadual, com as instituições como as universidades e as entidades e associações para construir parcerias”, destacou.

 

Ele agradeceu o convite realizado pelo prefeito. “Quero agradecer ao prefeito pela confiança, por fazer parte de um time de craques, que é o secretariado que ele formou. Não faltarão disposição e entusiasmo para contribuir com este projeto”, reiterou.

 

"Grande contribuição"

O vice-governador Belivaldo Chagas elogiou a escolha de Edvaldo por Jorge Santana. “Conheço Jorge de perto, sei da sua capacidade, compromisso e dedicação para este projeto. Edvaldo foi extremamente feliz ao escolhê-lo. Jorge tem preocupação com a cidade e irá contribuir muito para o desenvolvimento de Aracaju”, disse.

 

A vice-prefeita Eliane Aquino também comemorou a chegada do novo secretário ao governo municipal. “Jorge está, desde o início, no nosso pensamento de criarmos este projeto, que foi escolhido pelos aracajuanos para governar a cidade. Ele traz a experiência, o conhecimento, o respeito e integridade para compor a gestão. É um ganho gigantesco para Aracaju. Não é só um nome técnico. É inteligente, transita bem. Estou super feliz. Quem ganhou com a chegada dele não foi nem eu, nem Edvaldo, foi a cidade de Aracaju”, afirmou.

 

Ela ressaltou ainda a importância do uso da tecnologia na gestão e pontuou o empenho do prefeito Edvaldo Nogueira em estimular este conceito dentro do seu governo. “Temos que caminhar para um novo momento de mundo, no qual é necessário inserir as temáticas da tecnologia e da inovação no nosso trabalho. É como Edvaldo tem afirmado o tempo inteiro: não adianta pensar nas mesmas soluções de quatro, oito, doze anos atrás. Todo trabalho deve estar inserido numa nova linguagem”, reforçou.

 

Jorge Santana é engenheiro, empresário, presidiu entidades setoriais da área de informática, foi presidente da Associação Comercial, um dos fundadores do Fórum Empresarial de Sergipe, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (no primeiro governo de Marcelo Déda).

 

Prestigiaram a posse de Jorge Santana os reitores Angelo Antoniolli (Universidade Federal de Sergipe) e Jouberto Uchôa (Universidade Tiradentes); os vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara), Antonio Bittencourt (líder do governo municipal), Dr. Gonzaga e Vinicius Porto; os secretários estaduais Fábio Henrique (Turismo) e João Augusto Gama (Cultura), o juiz Anselmo Oliveira; o superintendente do Banco do Norte, Saumíneo Nascimento; o superintendente do Sebrae, Emanuel Sobral; o diretor do Senac, Paulo do Eirado; o presidente da Associação Comercial de Sergipe, Marco Pinheiro, além de dirigentes de entidades do setor produtivo e secretários municipais.

 

AAN

Fotos: Janaína Santos/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.