Poder e Cotidiano em Sergipe
Dr. Gonzaga apresenta projeto para descarte de medicamentos vencidos 10 de Março 7H:04

Dr. Gonzaga apresenta projeto para descarte de medicamentos vencidos

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) deu entrada na Câmara Municipal em um projeto de lei para regulamentar o descarte de medicamentos vencidos, um problema sério, segundo o parlamentar, que não vem sendo conduzido de forma adequada, acarretando prejuízos para as pessoas e para o meio ambiente.

 

"Vezes sou questionado por pacientes sobre o que fazer com os seus medicamentos vencidos ou mesmo aquele resto de comprimidos que sobrou após o fim de um tratamento”, informou Dr. Gonzaga, alertando que se os medicamentos não tiverem um destino correto podem ocasionar o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações ou até mesmo morte.

 

O vereador informou que de acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações.

 

Já o descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água e o solo e até causar danos aos animais.

 

 

De acordo com o projeto, os medicamentos vencidos ou impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelos seus respectivos fabricantes, ortadores, distribuidores e fornecedores, que se responsabilizarão porhes dar destinação ambiental adequada, nos termos da legislação vigente.

 

A intermediação deve ser feita pelas drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação, que ficam obrigadas a instalar pontos para oecebimento dos medicamentos já comercializados, que se encontrem vencidos ou impróprios para o consumo.

 

Dr. Gonzaga pediu a atenção e o apoio dos colegas parlamentares para queavaliem esse projeto com a devida importância, com o objetivo desolucionar esse problema antigo de forma correta, pois é de conhecimento público que a maioria da população está jogando esses medicamentos nolixo comum, por falta de opção e orientação.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.