Poder e Cotidiano em Sergipe
Desaprovação a Temer cresce e atinge 87%, mostra pesquisa Ipsos 26 de Abril 19H:04

Desaprovação a Temer cresce e atinge 87%, mostra pesquisa Ipsos

Em abril, o presidente Michel Temer alcançou a maior taxa de rejeição do seu governo, com 87%, segundo pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos. Comparando o número atual de reprovação do peemedebista com o de março, percebe-se uma elevação de nove pontos percentuais neste quesito (de 78% para 87%).

 

Já o indicador de favorabilidade a Temer teve queda de sete pontos percentuais de um mês para outro (de 17% para 10%). O levantamento também revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reverteu seu crescimento de popularidade.

 

A desaprovação ao petista aumentou cinco pontos percentuais em abril na comparação com o mês anterior e atingiu 64%, enquanto sua aprovação caiu quatro pontos percentuais passando de 38% para os atuais 34%.

 

Os indicadores são muito ruins para Michel Temer. A ascensão de Lula parece ter sido atingida pelas delações da Odebrecht e sua desaprovação voltou a subir. Todos os demais políticos tiveram piora, o que abre um espaço cada vez maior para outsiders”, comenta Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil.

 

A pesquisa avaliou outros politicos, entre os quais o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que continua sendo o mais rejeitado, com índice de 90%, seguido pelo Michel Temer com 87%, pelo senador Renan Calheiros, que soma 82%, e pela ex-presidente Dilma Rousseff que possui 77% de reprovação.

 

Analisando os números de nomes que já se candidataram à presidência, Aécio Neves se destaca, negativamente, como o tucano com maior taxa de desaprovação – 76%, alta de dois pontos percentuais sobre o mês passado. Na sequência, está José Serra – que manteve os 70% de março – e por último, Geraldo Alckmin com 68% (acréscimo de um ponto percentual). Marina Silva, da REDE, é a única que teve uma melhora em abril, com 58% de rejeição (queda 4% em relação a última edição do estudo).


Outras personalidades também foram analisadas quanto ao índice de desaprovação e aprovação, como Rodrigo Maia (53% e 3%, respectivamente); Ciro Gomes (52% e 11%, respectivamente); Romário (51% e 18%, respectivamente); Romero Jucá (50% e 3%, respectivamente); Henrique Meirelles (50% e 5%, respectivamente); Jair Bolsonaro (48% e 9%, respectivamente); Jeans Wyllys (46% e 4%, respectivamente); Marcelo Crivella (46% e 12%, respectivamente); Roberto Justus (45% e 14%, respectivamente); Alexandre de Moraes (43% e 6% respectivamente); Gilmar Mendes (43% e 3% respectivamente); Paulo Skaf (43% e 5%, respectivamente); Rodrigo Janot (43% e 21%, respectivamente); João Dória (40% e 14%, respectivamente) e Carmem Lúcia (34% e 23%, respectivamente).

 

O estudo ainda aponta uma piora na avaliação do governo federal, já que 75% dos brasileiros classificam-no como ruim e péssimo. A opinião pública continua com percepção muito negativa da situação do país - para 92% dos entrevistados, o Brasil está no rumo errado.

 

A pesquisa da Ipsos contou com 1200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

 

Ipsos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 
 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.