Poder e Cotidiano em Sergipe
Definida programação de eventos da caravana de Lula em SE 17 de Agosto 9H:31

Definida programação de eventos da caravana de Lula em SE

No próximo domingo, dia 20, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega em Sergipe, onde permanecerá por três dias, para participar de eventos e receber homenagens.

 

Além da capital, Aracaju, o líder petista passará por Estância, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Sergipe é o segundo Estado do Nordeste que o ex-presidente visitará entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro. Antes, ele estará na Bahia, ponto inicial do trajeto da comitiva. Vinte e cinco cidades dos noves Estados da região serão visitadas por Lula.

 

Os atos em Sergipe começam na tarde do domingo (20), pela cidade de Estância. Lá, a partir das 16h, o ex-presidente participará de um ato cultural no Largo dos Correios, no centro da cidade, quando receberá o título de cidadão estanciano. No dia seguinte, a caravana iniciará as atividades em Lagarto, cidade que recebeu o campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS) durante os governos petistas. A instituição concederá o título Honoris Causa a Lula, em solenidade marcada para as 9h.

 

De lá, o grupo seguirá para Itabaiana, onde um ato político com a militância do PT está programado para ocorrer na Associação Atlética do município a partir das 13h. Ainda na segunda-feira (21), o ex-presidente chegará a Nossa Senhora da Glória, no Sertão sergipano. Na cidade, ele participará de um ato público, no qual será agraciado com o título de cidadão gloriense, na Praça de Eventos, às 17h. Já na terça-feira (22), Lula cumprirá agenda em Aracaju, no Iate Clube da capital, oportunidade na qual reunirá a militância e lideranças políticas. O ato terá início às 9h.

 

Lula está fazendo caravana para unir as pessoas e conversar com o povo brasileiro, como fez no passado, na década de 1970, organizando o movimento sindical no Brasil; depois, na década de 80, para a fundação do Partido dos Trabalhadores; em 90, ele fez a Caravana da Cidadania, que traçou um diagnóstico do país naquele momento e deu as bases para que ele pudesse discutir o projeto nacional para o Brasil; e fez também nos anos 2000, quando já era presidente da República e viajou pelo Brasil inteiro ouvindo as pessoas e colhendo sugestões para implementar políticas públicas", afirma o coordenador da caravana, Márcio Macêdo, que é vice-presidente nacional do PT.

 

Márcio, que já foi deputado federal por Sergipe, comemora o fato de Lula ter aceitado seu pedido para visitar um maior número de municípios no Estado. "Fiz este pedido e ele aceitou, por isso, em Sergipe, ele passará por cinco dias. Será um momento muito especial. Sergipe é um estado que adora Lula. Os índices de aprovação provam isso", diz.

 

"O presidente é um líder do povo, então nestas caravanas, ele vai dialogar diretamente com as pessoas, levar esperança. É um momento para ele construir um diagnóstico do país, saber qual a impressão do povo sobre o que ocorre, ele vai buscar inspiração no povo", reforça.

 

Avanços em Sergipe

A visita de Lula a Sergipe é um reencontro do ex-presidente com uma população que foi muito beneficiada com as ações e as políticas públicas desenvolvidas nos governos do PT. No Estado, as administrações de Lula e de Dilma Rousseff triplicaram as vagas no Ensino Superior, num processo intenso de interiorização levando a UFS para as cidades de Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória.

 

Antes, a instituição possuía apenas o campus de São Cristóvão. Os sergipanos também foram beneficiados com o aumento no número de campus do Instituto Federal (antiga Escola Técnica) - de três para sete campi. Além disso, 27 mil sergipanos foram beneficiados com bolsas do Prouni.

 

Os índices de pobreza e miséria também reduziram sensivelmente nos governos Lula e Dilma. 434 mil pessoas saíram da extrema pobreza no Estado. Mais de 268 mil pessoas são atendidas pelo Bolsa Família. A mortalidade infantil caiu 42% entre 2002 e 2013. 96% das crianças estão na escola. Pelo Minha Casa Minha Vida, quase 46 mil famílias realizaram o sonho da casa própria. Em obras, destacam-se as pontes Joel Silveira e Gilberto Amado, além do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju.

 

Agenda

De Sergipe, Lula seguirá na tarde da terça-feira (22) para Penedo, em Alagoas. A viagem acontece até o dia 5 de setembro, quando se encerrará em São Luís, no Maranhão.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.