Poder e Cotidiano em Sergipe
Cotas raciais em concursos públicos agora é lei 7 de Dezembro 7H:06
PODER

Cotas raciais em concursos públicos agora é lei

O governador Jackson Barreto sancionou a lei de número 199/2017, que estabelece a cota de 10% para negros em concursos públicos para provimento de cargos efetivos na administração pública.

A lei 199/2017 prevê que os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas a eles reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência.

Ele mira-se na Lei Federal nº12.990, de 09 de junho de 2014, que estabelece preceitos de destinação de vagas para cotas raciais em concursos públicos em nível federal.

O texto sancionado determina que podem concorrer às vagas reservadas a candidatos afrodescendentes aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, vedada a declaração em momento posterior, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O tema foi apresentado aos deputados estaduais no dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

“O que nós queremos é promover inclusão e igualdade de oportunidades. Todos nós somos afrodescendentes e esse País não seria tão belo, sem a miscigenação. Eu tenho muito orgulho do meu País e espero que essa lei seja um marco contra qualquer iniciativa de preconceito”, afirmou o governador.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Victor Ribeiro

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.