Poder e Cotidiano em Sergipe
Corpo de Bombeiros detalha ações no combate ao incêndio que atingiu o supermercado Makro 11 de Janeiro 12H:46

Corpo de Bombeiros detalha ações no combate ao incêndio que atingiu o supermercado Makro

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Eduardo Carlos Pereira, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 11, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. No evento foram detalhados os trabalhos dos militares no incêndio que atingiu o supermercado da rede Makro, na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju, na noite de ontem, 10.

 

Foram detalhados na coletiva o protocolo de atendimento, desde a primeira chamada ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) até o início do trabalho dos militares. Catorze minutos foi o tempo resposta da primeira viatura chegar ao local do incidente.

 

Na ação, as unidades do Comando Geral, o posto avançado da praia de Atalaia, Nossa S. Do Socorro, Itabaiana e Estância foram mobilizadas para dar suporte a esse trabalho. Ao todo foram mobilizados 78 militares, 38 estavam escalados em serviços e 40 militares que estavam em folga e se prontificaram a dar apoio.

 

 

Segundo o major Max Oliveira, o primeiro objetivo da corporação foi isolar a área para garantir a segurança local. “A preocupação inicial foi de gerenciar os riscos e iniciar o combate ao incêndio para evitar a propagação para edificações vizinhas, já que sabíamos que não tinham vitimas dentro do Makro naquele instante”, ressaltou.

 

Foram utilizados 800 mil litros de água no combate às chamas e a corporação continua trabalhando. Na ação também foi utilizada uma espuma de forma estratégica para evitar que as chamas chegassem aos cilindros de gás natural. Agora, o Corpo de Bombeiros trabalha com a ação de rescaldo, que é uma operação para evitar a renovação do incêndio. Uma tarefa que deve se estender ainda por algumas horas.

 

De acordo com o comandante do CBM, o incêndio foi considerado como de grandes proporções. “O incêndio se alastrou muito rapidamente. Foram empregadas quatro viaturas de Auto Bomba de Salvamento, que são viaturas mais leves; dois Auto Tanques; quatro Auto Bomba Tanques de cinco mil litros; a plataforma aérea que deu suporte para fazer a contenção e evitar que o incêndio se estendesse para as edificações vizinhas; além da ambulância de apoio para possíveis vitimas”, esclareceu o coronel.

 

Conforme o chefe do Departamento de Fiscalização, Major Morais, o supermercado já teve um processo de segurança contra incêndio dentro do Corpo de Bombeiros. “Atualmente nós não conseguimos constatar a validade do atestado de regularidade. Ou seja, a consulta que nós fizemos através do CNPJ da empresa disponível na internet não consta no nosso sistema. È importante destacar que a responsabilidade dessas notificações é conjunta, tanto dos órgãos de fiscalização, como também do responsável pela edificação”, destacou o major.

 

As informações dão conta que todas as pessoas que estavam no interior do imóvel foram evacuadas pelas rotas de fuga. Na oportunidade, o Comando Geral agradeceu todo o suporte que foi oferecido pela Polícia Militar, SMTT, Deso, Petrobras, Energisa, Samu e os demais órgãos envolvidos.

 

SSP/SE

Foto: Jorge Henrique

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.