Poder e Cotidiano em Sergipe
Conselheiros debatem falhas e soluções para o atendimento de radioterapia no Huse 28 de Setembro 17H:18

Conselheiros debatem falhas e soluções para o atendimento de radioterapia no Huse

Os problemas recorrentes no aparelho de radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) motivaram manifestações dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na sessão plenária da última quinta-feira, 24. 
 

O tema foi levantado pelo procurador-geral do Ministério público de Contas, Sérgio Monte Alegre, que encaminhará representação por escrito para que o órgão exija dos gestores responsáveis providências imediatas
 

De acordo com o procurador, a previsão de investimentos em novos equipamentos radioterápicos deveria ser prioridade. "Não há vida humana digna sem saúde. Como é que se faz uma Lei Orçamentária Anual sem que se priorize esse direito fundamental à vida? Entra ano, sai ano, é a mesma coisa. Algo precisa ser feito imediatamente", colocou. 
 

Já a conselheira Susana Azevedo salientou que os pacientes locais estão precisando se deslocar até estados vizinhos em busca de tratamento. "É impressionante como os ex-governos deixaram chegar a situação até esse ponto. Um aparelho que funciona há 12 anos, sabendo que a população ia aumentar, que os casos de câncer vêm aumentando e nós não temos uma solução mediata", observou.
 

Conhecedora da área, a conselheira Angélica Guimarães, que é médica, fez uma avaliação técnica da situação, sugerindo aos gestores que invistam em mais equipamentos. "É preciso, pelo menos, de quatro tomógrafos, sendo dois para funcionar junto à radioterapia, e dois para o hospital geral, incluindo pronto socorro e as alas. Não dá para deixar o tomógrafo da radioterapia funcionando no pronto socorro", colocou.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.