Poder e Cotidiano em Sergipe
Conselheira firma Termo de Ajustamento para melhorar Educação no município de Estância 15 de Março 14H:55
PODER

Conselheira firma Termo de Ajustamento para melhorar Educação no município de Estância

?A conselheira Susana Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), e o prefeito de Estância, Gilson Andrade, firmaram dois Termos de Ajustamentos de Gestão (TAGs) onde constam condições e prazos para solução de inconformidades encontradas pela equipe técnica do Tribunal na área da Educação do município.

A ação decorre do projeto "Educação: Compromisso de Todos", por meio do qual foi elaborado um levantamento sobre a realidade da Educação no município sob diversos aspectos, como estrutura física, quantitativo de professores e alunos, qualidade do ensino, entre outros. A ideia é que a iniciativa seja replicada em outros municípios.

De acordo com a conselheira, o Tribunal detectou algumas inconformidades e com a assinatura do Termo de Ajustamento, a Prefeitura deverá corrigir tudo o que precisa ser feito para melhorar a qualidade de ensino no município.

“Com isso, vai melhorar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Queremos que Estância seja referência em educação no Estado porque é um trabalho conjunto com o Tribunal de Contas e teremos uma educação de qualidade para todos os estudantes do município”, explica a conselheira.

Os TAGs referem-se à resolução das situações apontadas nos Relatórios de Inspeção Especial nº 8/2017 e nº 9/2017, produzidos pela 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI).

O gestor se comprometeu a resolver mais de 40 itens, em prazos que variam de 30 a 120 dias, a depender da complexidade.

Na avaliação do prefeito de Estância, Gilson Andrade, a assinatura do TAG serve para que o município aprimore as ações na Educação.

Estância é pioneira nesta parceria com o Tribunal de Contas; quando fomos solicitados para que pudéssemos aderir ao Projeto Educação: uma responsabilidade de todos. Nós viemos ao Tribunal, dialogamos com a equipe técnica da conselheira e a assinatura do TAG hoje é fruto deste diálogo e entendimento”, explica o gestor.

Segundo o procurador do Ministério Público de Contas, Luis Alberto Menezes, a assinatura do TAG é importante para todos os órgãos.

Para o prefeito, é bom que tem quase uma assessoria do Tribunal para apontar soluções dos problemas detectados, e para o Tribunal de Contas é importante porque vê o controle tendo uma maior efetividade na resolução dos problemas”, afirma o procurador.

*Com informações da Ascom/TCE/SE

Foto: Ascom/TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.