Poder e Cotidiano em Sergipe
Conselheira diz que prefeitos precisam enxugar gastos para ter uma administração eficiente 9 de Janeiro 19H:43

Conselheira diz que prefeitos precisam enxugar gastos para ter uma administração eficiente

A vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conselheira Susana Azevedo, reuniu 12 prefeitos ligados à sua área da atuação para orientá-los no sentido de fazer uma gestão eficiente nos próximos quatro anos.

 

A conselheira esclareceu que o TCE/SE é um órgão de controle cuja prioridade não é punir, mas também orientar e capacitar os gestores públicos, e lembrou que a 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) está aberta para dialogar e conhecer as necessidades de cada prefeito.



“Todos os prefeitos falaram das dificuldades que encontraram na primeira semana de mandato. Dificuldades como folha em atraso e também atraso no pagamento de fornecedores. Então, estamos pedindo para que façam um relatório individual para analisarmos todos os casos. Além disso, o Tribunal está colocando a Escola de Contas para treinar os funcionários dos municípios na capacitação de cada setor”, explicou a conselheira.

Sobre a questão da prevenção, a vice-presidente destacou que os gestores precisam enxugar os gastos para assegurar uma administração eficiente. “É preciso reduzir o que está em excesso ou é desnecessário, como secretarias, cargos comissionados e contratos, para que o dinheiro seja aplicado nas áreas que realmente precisam, como educação e saúde, por exemplo”, enfatizou Susana Azevedo.


Educação

A conselheira disse que o TCE irá fazer um grande trabalho na Educação. “Precisamos melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), já que o de Sergipe foi classificado como um dos piores do país. A nossa grande preocupação é melhorar a educação dos municípios e do Estado como um todo. Já foi aprovado pelo Pleno que 2017 será o ano da Educação no Tribunal de Contas”.



De acordo com o novo prefeito de N. Sra. do Socorro, Padre Inaldo Luís, a receptividade do Tribunal de Contas foi muito boa, no acolhimento aos prefeitos para dar orientações, como sobre a ordem cronológica em relação às dívidas que cada gestor deixou na gestão passada.

 

“A conselheira Susana Azevedo se colocou à disposição para que possamos trazer as dificuldades que estamos encontrando para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) faça um estudo e, diante desse estudo, nos dê uma orientação para resolvermos da melhor forma possível”, disse o prefeito.



Das 14 prefeituras sob a área da conselheira Susana Azevedo, 12 participaram da reunião. Os prefeitos Alan Andrelino, de Areia Branca; Orlando de Andrade, de Canindé do São Francisco; Aroldoaldo Chagas, de Carira; Otávio Silveira Sobral, de Itaporanga D’Ajuda; Marcos Antônio, de Moita Bonita; Marinez Silva, de Monte Alegre; Padre Inaldo, de N. Sra. do Socorro; um representante da prefeita de N. Sra. Aparecida, Verônica Santos; Francisco Carlos, de N. Sra. da Glória; Fabio Andrade, de N. Sra. de Lourdes; Ademilson Chagas, de Poço Redondo; e Antônio Passos, de Ribeirópolis. Esteve presente na reunião ainda o suplente de senador Kaká Andrade.

 

TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.