Poder e Cotidiano em Sergipe
Conexões entre o jogo do Bicho e o regime militar 23 de Novembro 18H:32
ARTIGOS | Por Max Augusto

Conexões entre o jogo do Bicho e o regime militar

Regime militar não é a solução para a violência que assola o país. Falei disso ontem e retomo o assunto hoje. Um bom exemplo de como no período da ditadura a criminalidade cresceu e se profissionalizou é o jogo do bicho.

O bicho já era tradicional e tolerado no Brasil, dominado pela malandragem. Até que membros do Exército saíram dos porões onde torturavam pessoas para auxiliar ou mesmo assumir o comando da jogatina ilegal. Eles levaram técnicas militares de centralização do comando e extermínio da concorrência, profissionalizando o crime organizado.

 

Os grandes chefes do jogo do bicho no Rio de Janeiro surgiram durante o regime militar: Anísio Abraão, Castor de Andrade, e claro, o Capitão Guimarães – que pediu dispensa do Exército para se dedicar ao comando da contravenção.

Foi sob os olhos coniventes do regime militar que o jogo do bicho se institucionalizou, servindo ainda para lavar dinheiro de corrupção e financiar o tráfico e outros crimes.

Para quem quer saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura do livro abaixo, onde os autores contam como integrantes do aparato repressivo da ditadura militar migraram para o universo da contravenção – e como ela era tolerada no regime.

Foto: Memórias Reveladas/Arquivo Nacional
 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.