Poder e Cotidiano em Sergipe
Condutores já podem pedir gratuitamente a Habilitação Digital 31 de Janeiro 7H:34
COTIDIANO

Condutores já podem pedir gratuitamente a Habilitação Digital

Os condutores e permissionários de Sergipe já poderão solicitar, gratuitamente, a CNH Digital (CNH-e) ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE).

A CNH-e traz mais praticidade aos condutores, terá a mesma validade da versão impressa e poderá substituí-la, bastando que o condutor possua o aplicativo ‘CNH Digital’ em seu smartphone.

Para obter a CNH-e, o interessado precisa possuir documento de habilitação impresso com QR Code (código de barras bidimensional) e realizar alguns procedimentos no Detran/SE e no Denatran.

Segundo o diretor-presidente do Detran/SE, Marcos Sampaio, é importante que os órgãos de trânsito acompanhem a evolução tecnológica e possam ofertar serviços que proporcionem praticidade aos condutores.

“A CNH Digital armazena as mesmas informações da carteira impressa, o que garante a sua autenticidade, levando comodidade ao cidadão”, disse Marcos Sampaio.

Confira abaixo o passo a passo:
Condutor com QR Code no documento válido de habilitação (emitido a partir de maio de 2017):

1 – Solicitar a CNH-e no Portal de Autoatendimento do Detran/SE, clicar na opção “Serviços de Habilitação” e, em seguida, em “CNH Digital (CNH-e)”. Confirmar o interesse pela versão digital da habilitação.
2 – Encaminhar-se a uma unidade de atendimento da autarquia para realizar a identificação biométrica.
3 – Realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran - portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Entrar em seu e-mail e, através do link, realizar login no Portal do Denatran, onde deverá atualizar os seus dados. E, em seguida, ativar o cadastro.
4 – Baixar o aplicativo ‘CNH Digital’ em seu smartphone (disponível para Android e iOS) e fazer o login.

Condutor sem QR Code em seu documento de habilitação:
1 – Solicitar algum processo que resulte na impressão de novo documento de habilitação, a exemplo de renovação, CNH Definitiva, Mudança ou Adição de categoria, cumprindo as etapas necessárias para cada um desses serviços (pagamento das taxas e identificação biométrica).
2 – Durante a requisição do novo processo, solicitar ou não a versão digital além do documento impresso.
3 – Após receber o documento impresso, realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran - portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Entrar em seu e-mail e, através do link, realizar login no Portal do Denatran, onde deverá atualizar os seus dados. E, em seguida, ativar o cadastro.
4 – Baixar o aplicativo ‘CNH Digital’ em seu smartphone (disponível para Android e iOS) e fazer o login.

*Com informações do Detran/SE

Foto: Divulgação/Detran

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.