Poder e Cotidiano em Sergipe
Conal apoia Veto Popular proposto pela OAB ao IPTU 6 de Novembro 14H:30
SERVIÇO | Por Max Augusto

Conal apoia Veto Popular proposto pela OAB ao IPTU

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, reuniu-se com o Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, e com o presidente do Conselho Nacional de Leigos e Leigas (Conal-Sergipe), Ricardo Lima.

No encontro, o presidente detalhou os encaminhamentos da Ordem para cancelar os reajustes abusivos do IPTU de Aracaju desde 2014, quando o então prefeito João Alves Filho atualizou a planta de valores e estabeleceu um aumento anual de 30%.

Mesmo com uma ação direta de inconstitucionalidade tramitando no Tribunal de Justiça, o valor estabelecido em 2014 continua prevalecendo.

E com o agravante de que esse ano, ao contrário da revogação que havia sido prometida em campanha, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) conseguiu aprovar uma lei que aumenta o imposto em 2018 com base no que os aracajuanos estão pagando esse ano.

Henri Clay informou que na sessão ordinária realizada na última segunda-feira, 30 de outubro, os conselheiros aprovaram por unanimidade, com uma abstenção, a inconstitucionalidade das leis complementares 159 e 160, que modificaram o cálculo do IPTU para 2018.

Além disso, também foi deliberada a realização de um amplo movimento social com o objetivo de colher assinaturas para que a Câmara delibere o Veto Popular ao reajuste de 2014, responsável pela situação abusiva em que se encontra os valores atuais cobrados pela prefeitura.

“Essa situação tem levado os contribuintes aracajuanos a um sofrimento enorme, porque todo ano tem aumento. Quem está conseguindo pagar, o faz com muita dificuldade, e muitas pessoas estão inadimplentes, com risco iminente de perder o seu imóvel, porque não está conseguindo pagar o IPTU”, alertou Henri Clay.

Como para ingressar com o Veto Popular será preciso recolher um mínimo de assinaturas, a proposta da OAB é congregar várias entidades e organizações da sociedade civil, inclusive a própria Igreja Católica.

Na reunião, Dom João mostrou-se sensibilizado com a iniciativa da Ordem e pediu que o presidente do Conal provocasse uma ampla reunião para discutir esse apoio e engajamento.

“Essa realidade mexe com a vida de milhares de aracajuanos. Existe uma causa social nessa mobilização proposta pela Ordem que atende às lutas sociais e democráticas do Conal. Com certeza teremos aprovação e vamos sim prestar todo o apoio e participar ativamente dessa campanha. É uma luta justa e necessária”, destacou Ricardo Lima.

*Com informações da Ascom/OAB/SE

Foto: Ascom/OAB/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.