Poder e Cotidiano em Sergipe
CMA aprova PL que proíbe transporte alternativo e clandestino em Aracaju 27 de Novembro 22H:09

CMA aprova PL que proíbe transporte alternativo e clandestino em Aracaju

Por sete votos favoráveis e cinco contrários, o plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 203/2014, de autoria do Executivo de Aracaju, alterando o art. 3º e os parágrafos 1º e 3º do artigo 5º, da Lei nº 2.864/2000, que dispõe sobre a proibição de transporte alternativo e/ou clandestino de passageiros coletivo ou individual no município de Aracaju.
 

Com a aprovação da propositura, altera-se o artigo 3º , estabelecendo que o transportador que infringir o disposto nesta Lei, deve ser aplicada a pena de multa, de acordo com os valores estabelecidos no Anexo Único desta mesma Lei, sem prejuízo da aplicação cumulativa das penalidades previstas na Lei (Federal) n.º 9.503/1997 - Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Considera-se reincidente o cometimento de nova infração dentro do período de seis meses após a ocorrência da primeira infração.
 

O disposto é aplicado a todo e qualquer transporte clandestino, de qualquer categoria, inclusive aqueles realizados com o uso de ciclomotores, motonetas ou motocicletas.
 

De acordo com a Lei, os valores previstos no Anexo Único desta Lei devem ser anualmente revisados de acordo com a variação da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).


Definiu-se, também, que a liberação do veículo apreendido fica sujeita ao adimplemento de todas as multas, das tarifas de remoção, depósito e guarda, e ao cumprimento das obrigações estabelecidas na legislação municipal e no CTB.
 

Depois de decorrido o prazo de 90 dias, contados da data de apreensão, o veículo deve ser levado à hasta pública (ato processual pelo qual se alienam bens penhorados) pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em procedimento a ser realizado de acordo com disposições do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), deduzindo-se do valor arrecadado os débitos referentes às multas, aos tributos, aos encargos legais, bem como dos valores referentes às tarifas de remoção, guarda e depósito, atualizados na forma da lei.
 

Segundo o valor arrecadado for superior ao montante de débitos para com a Fazenda Municipal, o saldo deve ser depositado em conta do ex-proprietário do veículo. Não sendo o valor arrecadado suficiente para a quitação de todos os débitos, o excedente deve ser lançado em dívida ativa para cobrança judicial.


Os valores relativos às multas e às tarifas de que trata esta Lei devem ser recolhidos à conta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).


Fonte: CMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.