Poder e Cotidiano em Sergipe
Centro de Meteorologia de Sergipe alerta para chuvas no fim de semana 30 de Março 19H:08

Centro de Meteorologia de Sergipe alerta para chuvas no fim de semana

A previsão climática para o fim de semana é de muita chuva em municípios da Grande Aracaju, Centro-sul, Agreste e Alto Sertão, é o que afirma o meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe, ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), Overland do Amaral.



Conforme o meteorologista, desde a semana passada o sistema avança da Bahia em direção ao litoral sul sergipano e deverá perdurar até a segunda-feira, 03.

 

“Trabalhamos com a possibilidade desse sistema desde a última semana. Tivemos diversas reuniões com a Força Tarefa de Combate à Seca, apresentei as previsões climáticas estendidas, de ontem, 29, até a segunda-feira, 03, tendo uma maior distribuição de chuvas no domingo e na segunda-feira. Mostramos a possibilidade desse sistema, que está desde a Bahia, e passa pelo sul do estado de Sergipe, por municípios como Tobias Barreto, Tomar do Geru e Itabaianinha, nas regiões Centro-Sul e Sul, mais especificamente nos municípios que fazem divisa com a Bahia”, explica.

Grande Aracaju

Na Grande Aracaju, Overland alerta que a maior distribuição de chuvas deverá ocorrer no domingo, 02, e segunda-feira, 03. “Há possibilidade de chuvas mais volumosas, que poderá impactar as marés. Chamo atenção da população e dos órgãos municipais, para uma inundação mais acentuada em Aracaju”.

Agreste e Alto Sertão

O meteorologista também não descarta a chegada de chuvas no Agreste e no Alto Sertão. “As chuvas que chegarão ao Agreste no domingo e segunda poderão chegar ainda ao Alto Sertão, ao longo do São Francisco”, comenta.

Defesa Civil

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Erivaldo Mendes, explana que as chuvas ocorridas nesta quarta-feira [nos municípios de Tobias Barreto, Poço Verde, Simão Dias, Lagarto, Pinhão, Ribeirópolis e Canindé de São Francisco] não trouxeram ocorrências de maior porte, mas frisa que a Defesa Civil segue monitorando o alerta meteorológico.


“Até o presente momento nenhuma ocorrência que remeta a esse tipo de acionamento, de órgãos, estruturas, nem mesmo da Defesa Civil. Não tivemos nenhuma ocorrência de maior porte, apenas transtornos normais, o que é normal quando chove: quebra de árvore, muros, coisas simples, que não tem maiores consequências. Tudo dentro da normalidade”.

Plano de Contingência

De acordo com o tenente-coronel Erivaldo Mendes, o alerta meteorológico é transmitido para os municípios que tem a competência legal de trabalhar as questões da Defesa Civil em âmbito municipal e cada município tem seus planos de contingência, que mobiliza a estrutura municipal, que é coordenada pela Defesa Civil.



“O Estado tem um plano, que é monitorar toda essa questão meteorológica e caso necessário, acionar os órgãos estaduais para atendimento e resposta a desastre. O Corpo de Bombeiros para salvamentos diversos, o DER para recuperação e reabilitação de acessos de estradas estaduais e o sistema da Secretaria de Saúde para dar suporte para melhoramento de equipes para recepcionar possíveis vítimas. Então, existe uma articulação em âmbito estadual para atender demandas emergenciais que a gente coordena e fica monitorando e demandando aos órgãos estaduais que têm competência e a nós próprios, da Defesa Civil, para também atuarmos com avaliações de determinadas situações para avaliar riscos e encaminhar decisões de interdição, um trabalho coordenado nesse sentido”, esclarece Mendes.

Chuvas fortes

No caso das chuvas se intensificarem, a Defesa Civil recomenda que a população esteja atenta ao surgimento de trincas, rachaduras, degraus ou rebaixamento do terreno. Outros sinais de alerta são a inclinação de postes e árvores; o aparecimento de valas com água mais barrenta que o normal, rachaduras nos pisos e paredes e de saliências nos muros. Diante de algum desses sinais é recomendável sair da casa em direção a um lugar seguro e ligar para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do número 190.


 
O site da Defesa Civil traz mais informações de como agir em casos de enchentes.

 

ASN

Foto 1: Jorge Henrique

Foto 2 : Paulo Tim Tim

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.