Poder e Cotidiano em Sergipe
CDL prevê índice menores nas vendas para Dia das Mães 6 de Maio 17H:59

CDL prevê índice menores nas vendas para Dia das Mães

Com base em índices medidos pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a CDL/Aracaju e a FDCL/Sergipe projetam um aumento de 3 a 4% no volume de vendas no comércio para o 'Dia das Mães', em relação ao mesmo período do ano passado. A data é comemorada no domingo, 11 de maio.


Um dos argumentos utilizados pela maior entidade do comércio lojista é o atual cenário de baixa atividade econômica, número calculado com base na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito, para compras a prazo.

“O Dia das Mães é considerado pelos lojistas a segunda melhor data de vendas para o comércio, ficando somente atrás do Natal. No entanto, se a projeção dos lojistas se confirmar, será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos para o varejo”, diz Samuel Schuster, presidente da CDL.

Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o cenário reflete o baixo grau de confiança do empresário brasileiro, apontado praticamente por todos os índices do mercado.

“Os lojistas amargaram o pior resultado dos últimos cinco anos nas vendas da Páscoa e não esperam um desempenho diferente agora no Dia das Mães. O atual cenário econômico de inflação alta e de encarecimento do crédito já estão impactando no poder de compra do brasileiro, o que reflete negativamente nas vendas a prazo", explica.

O Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, momento que coincide com o alívio financeiro sentido pelos consumidores com a quitação de impostos de início de ano e com o pagamento das despesas de férias e volta às aulas. Dessa forma, na visão dos lojistas, a data expressa o real poder de compra do consumidor e a confiança dos empresários nos rumos da economia.

Neste período do ano, artigos do vestuário, calçados, flores, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca e smartphones são os itens que mais movimentam o comércio.

Vendas Dia das Mães 
Ano      Variação
2013    6,44%
2012    4,04%
2011    6,53%
2010    9,43%

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.