Poder e Cotidiano em Sergipe
Candidatos têm até hoje para se inscrever no Enem 19 de Maio 8H:35

Candidatos têm até hoje para se inscrever no Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2017, terminam nesta sexta-feira, 19. Ao acessar o site da prova, o candidato precisa ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identidade (RG – Registro Geral).

 

Além disso, cada participante precisa informar um endereço de e-mail e número de telefone celular pessoais e válidos. Ambos os meios serão utilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) no envio de informações referentes ao Exame.

 

Ao preencher a inscrição do Enem 2017, o participante deve prestar informações relativas à escolaridade, como nome da instituição do ensino médio, além de dados familiares, como endereço e número de membros da família.

 

Cada estudante precisa escolher qual a língua estrangeira de conhecimento (inglês ou espanhol) para as cinco questões que serão cobradas na prova. Além disso, também é preciso indicar a cidade preferida do local de prova do Enem 2017. São mais de 1,5 mil municípios em todo o Brasil.

 

Os candidatos com algum tipo de deficiência que necessitarem de tempo adicional nos dias de prova deverão fazer tal solicitação no ato da inscrição. Para isso, é necessário inserir um documento que comprove o motivo do pedido.

 

Mudanças em 2017

A principal alteração é que as provas este ano serão aplicadas em dois domingos seguidos, dias 05 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. A taxa de inscrição custa R$ 82 e o pagamento deverá ser feito até o dia 25 de maio.

 

Estão isentos alunos de escolas públicas concluintes do Ensino Médio em 2017, participantes carentes, de acordo com o cadastro no CadÚnico do governo federal, e estudantes que se enquadrarem nas exigências da lei 12.799/2013, que trata das isenções em processos seletivos federais.

 

Até o ano passado, o pedido de gratuidade ocorria por meio de autodeclaração. Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) poderá consultar o cadastro do CadÚnico para verificar se o candidato cumpre com as exigências para isenção do pagamento da taxa. O participante que tiver sua solicitação de carência indeferida deverá gerar a guia de pagamento no site do Enem.

 

Outra mudança é que o candidato que solicitar a isenção e não comparecer às provas, terá de anexar documentos que justifiquem a ausência para conseguir nova edição em 2018, como atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Antes, era necessário apenas justificar a ausência durante a nova inscrição.

 

Para candidatos que não se enquadram no atendimento especializado, mas precisam de algum recurso para a prova, devem incluir a opção “outra condição específica” durante a inscrição.

 

Para esta edição também houve alteração na ordem das provas. Linguagens e redação, que antes ficavam no segundo dia, agora passam para o primeiro dia de aplicação, juntamente com ciências humanas. No segundo dia, os candidatos responderão questões de ciências da natureza e matemática.

 

Outra mudança é que os candidatos receberão cadernos de questão personalizados, com o nome e número da inscrição, juntamente com o cartão de respostas. Até o ano passado, o cartão era entregue separado e os participantes precisavam fazer uma identificação de acordo com a cor da sua prova.

 

 

ASN *Com informações do Inep

Foto: Agência Brasil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.