Poder e Cotidiano em Sergipe
Câmara Municipal de Aracaju mantém quatro vetos do Poder Executivo e derruba um 12 de Abril 5H:48
PODER

Câmara Municipal de Aracaju mantém quatro vetos do Poder Executivo e derruba um

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) discutiram extensamente mais cinco vetos encaminhados pelo Poder Executivo, durante a Sessão Ordinária de ontem.

Durante a votação, quatro vetos foram mantidos e um foi derrubado. Para derrubar os vetos é preciso maioria absoluta dos votos, ou seja, 13 votos contrários.

Um dos vetos discutidos entre os parlamentares foi o de número 3, sobre o Projeto de Lei Nº 160/2017, de autoria do vereador Cabo Amintas (PTB). O veto foi mantido com 12 votos contrários e sete favoráveis.

O projeto apenas obriga os clubes de futebol do município de Aracaju a manter matriculados em estabelecimento de ensino, privado ou público, todos os atletas menores de 18 anos de idade. Não haverá gasto nenhum para a prefeitura. Muita criança tem o sonho de ser jogador de futebol e essa é uma forma que encontramos para dar mais oportunidade para os estudantes investirem mais na educação e no esporte”, destacou o autor do projeto.

A propositura teve o apoio de Kitty Lima (Rede), Emília Corrêa (Patriota), Américo de Deus (Rede), Lucas Aribé (PSB), Anderson de Tuca (PRTB) e Elber Batalha (PSB).
Já o líder do prefeito na CMA, Professor Bittencourt (PCdoB), destacou alguns pontos que invalida o projeto de Cabo Amintas.

Nós não temos autoridade para fiscalizar os clubes quanto a este projeto. Não cabe a prefeitura essa competência. Não temos instrumentos legais para punir os clubes que não cumprirem com esta lei”, esclareceu.

Outro veto mantido, com nove votos a favor e dez contra, foi o Nº 4, sobre o Projeto de Lei Nº 184/2017, que dispõe sobre a criação do Banco Municipal de Medicamentos Doados (Farmácia Solidária).

De acordo com o autor do projeto, Américo de Deus, esse projeto visa amenizar o sofrimento das pessoas doentes.

“O Banco Municipal de Medicamentos Doados servirá para as pessoas doarem remédios em condições de uso e que não estão utilizando mais. Com a Farmácia Solidária a pessoa pode doar o remédio que pode ser utilizado por outra pessoa que está precisando e não tem condições de comprar. O único custo da Prefeitura é disponibilizar o local e o farmacêutico”, enfatizou.

“Se o medicamento estiver dentro da validade, com condições boas para uso, e que outra pessoa não vai mais utilizar, não vejo nada demais de outras pessoas buscarem esse medicamento numa farmácia de medicamentos doados. É uma ideia incrível, porque as pessoas que dependem do SUS muitas vezes não encontram os seus medicamentos nos postos de saúde”, defendeu Lucas Aribé, assim como Elber Batalha e Emília Corrêa.

Em posição contrária ao projeto de Américo, o vereador Vinícius Porto (DEM) explicou que muitas pessoas podem usar essa boa iniciativa para querer fazer o mal e doar medicamentos falsos ou de riscos à saúde.

“A ideia é extraordinária, mas não temos garantia de que os medicamentos doados realmente serão verdadeiros”, destacou o parlamentar. Da mesma forma pensam os vereadores Fábio Meireles (PPS) e Thiago Batalha (PMB).

O veto Nº 5 ao Projeto de Lei Nº 188/2017, também foi mantido com 10 votos contrários e oito favoráveis.

O projeto, de autoria do vereador Isac Silveira, dispõe sobre a instalação de redes de proteção em janelas e sacadas de edifícios residenciais novos no município de Aracaju.

“A ideia é trazer segurança para as crianças e todos os cidadãos aracajuanos. Não vejo ilegalidade e não criará gastos ao município”, afirmou o autor do projeto.

Outro PL de autoria de Isac Silveira também foi vetado pelo Poder Executivo. O veto Nº 6 ao Projeto de Lei Nº 220/2017 foi mantido com 12 votos contrários e oito favoráveis.

"O projeto obriga a adoção de pulseira com sensor eletrônico sonoro para identificação de recém-nascidos nos hospitais e maternidades públicas e particulares no município de Aracaju. O objetivo é impedir, evitar ou dificultar a troca de recém-nascidos nas dependências dos hospitais, possibilitando também a posterior identificação através de exame de DNA”, salientou.

Veto derrubado
Já o Veto Nº 7 ao Projeto de Lei Nº 276/2017 foi derrubado com 14 votos contrários, quatro votos favoráveis e três abstenções. O projeto é de autoria do vereador Carlito Alves (PRB) e denomina o Bairro Marivan ao atual loteamento Marivan, localizado no Santa Maria.

“O loteamento Marivan tem muito a ganhar sendo transformado em bairro. A justificativa da prefeitura em dizer que simplesmente a comunidade não quer é mentira. A comunidade busca isso porque é um loteamento grande que precisa de melhorias e transformações. Eu criei esse projeto preocupado com a comunidade, pois trará mais desenvolvimento como um bairro”, enfatizou.

*Com informações da Ascom/CMA

Foto Gilton Rosas/CMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.