Poder e Cotidiano em Sergipe
Câmara dos Deputados lança aplicativo que reúne temas de discursos de parlamentares 30 de Novembro 6H:03

Câmara dos Deputados lança aplicativo que reúne temas de discursos de parlamentares

A Câmara dos Deputados lançou recentemente o projeto Retórica Parlamentar. Desenvolvido pelo Laboratório Hacker e pelo Departamento de Taquigrafia da instituição, o aplicativo reúne os temas tratados pelos deputados em seus discursos no Plenário.


Retórica Parlamentar possibilita a visualização interativa dos assuntos tratados pelos deputados nos discursos proferidos durante o chamado “Pequeno Expediente” – primeira parte da sessão ordinária do Plenário, que é destinada a comunicações de parlamentares previamente inscritos.


O conteúdo já está atualizado para acesso a discursos da atual legislatura.



Gráfico
O usuário do aplicativo – que também pode ser acessado por telefone celular do tipo smartphone – tem à sua disposição um gráfico formado por “bolhas”, em que cada uma delas representa um tema e sua relevância, analisados a partir da fala dos deputados. Dentro de cada “bolha” é possível verificar quais os deputados que abordaram o respectivo tema em seus discursos.


Ao clicar na foto do deputado, o usuário tem opção de acesso à página do parlamentar no Portal da Câmara – onde estarão disponíveis, além dos discursos, informações sobre projetos (de sua autoria e os que foram relatados por ele), votações, presença em plenário e nas comissões, gastos com a cota parlamentar e biografia parlamentar, entre outras.


O objetivo de ferramentas como o Retórica Parlamentar é aprimorar a relação entre o legislativo e a sociedade, por meio de tecnologias que promovam a participação cidadã e tornem a visualização dos dados do parlamento mais simplificada.


Fonte: Agência Câmara

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.