Poder e Cotidiano em Sergipe
Bombeiros alertam para os riscos de acidente com fogos 22 de Junho 19H:55

Bombeiros alertam para os riscos de acidente com fogos

Com a chegada dos festejos juninos, as tradicionais brincadeiras com fogos de artifício já tomam conta das ruas da capital e interior do Estado.

 

Preocupado com os riscos de acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) faz um alerta à população, dando algumas sugestões de como brincar com fogos de maneira segura, prevenindo queimaduras.

 

De acordo com a assessora de comunicação do CBMSE, capitã BM Emanuela Cruz, além de queimaduras, o uso incorreto dos fogos de artifício pode causar cegueira, mutilação e incêndio.

 

"O excesso de confiança é uma das maiores causas de acidentes. A melhor maneira de evitar um acidente é o cuidado. Quem estiver manuseando estes artefatos deve usar equipamentos de proteção, como luvas, e estar atento à classificação dos fogos. O ideal para crianças são os fogos do tipo A, com baixo teor explosivo”, diz.

 

Para usar corretamente os fogos, as pessoas devem tomar alguns cuidados, como soltá-los em locais abertos e longe da fiação elétrica, seguir as instruções contidas nas embalagens, não manusear os artefatos sob efeito alcoólico, não praticar brincadeiras como saltar a fogueira e não reaproveitar fogos que falharam.

 

Quando a bomba falha, as pessoas acham que o perigo acabou. Mas não. O ideal é esperar certo tempo, para só assim descartá-la em um local seguro”, ressalta a capitã Emanuela.

 

É proibida a venda de fogos de artifício para menores de 18 anos de idade, independentemente da classifificação dos fogos. Conforme a Instrução Normativa N° 001/2016 do CBMSE, as barracas de fogos não estão autorizados a vender fogos tipo espada, buscapé, pitú nº 03, bombas de breu, meio fogo, girândulas, rojões com mais de 1 polegada e meia e bombas de alto teor explosivo com numeração superior a 20. Também não é permitido o comércio de produtos separados das respectivas caixas, seja de qualquer natureza e de qualquer tipo de embalagem.

 

A capitã Emanuela Cruz adverte ainda que, em caso de acidente, o cidadão deve evitar tratamentos caseiros, como passar creme dental ou manteiga na queimadura. “O ideal é lavar o ferimento com água corrente e procurar imediatamente atendimento médico”, explica a capitã.

 

Por CBMSE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.