Poder e Cotidiano em Sergipe
Belivaldo devolve policiais lotados na Casa Militar e anuncia Plano de Segurança 13 de Abril 12H:23
PODER

Belivaldo devolve policiais lotados na Casa Militar e anuncia Plano de Segurança

Convocação de novos policiais, maior policiamento nas divisas e abertura de delegacias no interior, durante o fim de semana, estão entre as novidades

O governador Belivaldo Chagas reuniu a imprensa na manhã de hoje para anunciar um conjunto de medidas voltadas para a melhoria da Segurança Pública, com foco na redução da criminalidade.

Dentre as principais ações, destacam-se a ampliação do policiamento no interior, com o funcionamento de 11 delegacias plantonistas; reforço do policiamento nas divisas estaduais e a criação da 6ª Companhia, com policiais que serviam à Casa Militar.

Belivaldo também assinou decretos para imediata convocação de 50 novos policiais civis e para a promoção pós-morte do capitão Oliveira ao posto de major da Polícia Militar de Sergipe.

Com a nomeação dos 50 novos policiais civis (agentes de Polícia Judiciária) será ampliado o atendimento policial no interior. O objetivo é atender às populações do Agreste e do Sertão.

“Acabamos de autorizar por decreto mais 50 policiais civis para reforçar principalmente as ações ligadas às delegacias plantonistas e departamentos como o Dipol e o de Homicídios. Com 11 delegacias plantonistas, será facilitado o atendimento à população, a distância é encurtada, ao passo que não deixamos a população de outras localidades desguarnecidas, caso o policial precise sair”, explicou o governador.

Belivaldo reforçou que o plano é fruto de um acompanhamento constante das estatísticas levantadas pela SSP, mas, sobretudo, das demandas da sociedade.

Claro que não é um plano fechado e que resolverá tudo. Estamos abertos a sugestões, continuaremos dialogando com a sociedade na busca de melhores resultados a cada dia. Precisamos desse apoio de toda sociedade, do MPE, do TJ, da Alese e tantos outros parceiros. Quando damos as mãos, acabamos tendo ações mais positivas”, defendeu.

DIVISAS E DELEGACIAS NO INTERIOR

O secretário de Segurança Pública, João Eloy, também pontuou algumas ações. “A SSP tem alcançado resultados expressivos na diminuição da criminalidade no estado. Mas o mais importante é a sensação de segurança na população. A gente tem que aumentar a sensação de segurança para a população. Vamos fechar nossas divisas com Alagoas e Bahia. Essa medida é para dificultar tanta a entrada e saída de criminosos, de armas e de drogas", disse.

De acordo com a delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, as delegacias do interior passarão de três para onze (Itabaiana, Estância, Lagarto, Propriá, Glória, Maruim, Tobias Barreto, Carira, Neópolis, Dores e Canindé).

"Passaremos de três unidades abertas no interior do estado aos finais de semana, para 11 abertas diuturnamente. Esse investimento custa em média R$ 400 mil, um grande investimento que demonstra a preocupação do governo do Estado com a população interiorana”.

Também será ampliado o número de câmeras do Ciosp, com a instalação de 34 novas câmeras tipo OSR (com capacidade para leitura e identificação de placas) no Santa Maria e nas entradas e saídas de Aracaju.

Prevenção
O plano de segurança prevê, também, medidas preventivas. A Polícia Civil vai realizar, ao longo de 2018, uma série de eventos com a finalidade de aproximar a polícia da sociedade, por meio de ações educativas e operações policiais focadas nas temáticas do calendário anual.

Entre essas ações e datas do Calendário Anual, cabem destacar: 17 de maio – Dia Nacional de Combate à Homofobia; 18 de maio – Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; 15 de junho – Dia Internacional de Combate à Violência contra o Idoso; 26 de junho – Dia internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas; 29 de julho – Dia Nacional de Combate ao Feminicídio; 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; 25 de novembro – Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

Polícia Militar
Seguindo as determinações do governador, a Polícia Militar ampliará o efetivo do Getam e irá implantar os Programas Feira Livre e Divisa Segura.

O Programa Divisa Segura vai reforçar o policiamento nas divisas estaduais e nos postos de arrecadação da Fazenda. O objetivo do Programa é evitar a entrada de drogas no estado e combater outros tipos de crime.

Em princípio, oito pontos serão contemplados nos municípios de Neópolis; Propriá; Canindé; Canindé- Paulo Afonso; Carira; Simão Dias; Tobias Barreto e Cristinápolis.

Já a Operação Feira Livre (em implementação) prevê que os comandos de área deverão executar ações de abordagem e bloqueio nas principais feiras livres do interior, objetivando apreender armas e coibir a prática de crimes contra o patrimônio.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.