Poder e Cotidiano em Sergipe
Bancada de situação retira quórum e votação do IPTU é adiada 20 de Setembro 16H:43

Bancada de situação retira quórum e votação do IPTU é adiada

Nem mesmo a presença de representantes da classe empresarial na Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 20, inibiu a ação de vereadores da bancada do prefeito de montar uma estratégia para a retirar o quórum para que a votação do IPTU fosse mais uma vez adiada.

E esta celeuma entre a classe empresarial e a Prefeitura de Aracaju, tendo no meio do conflito os vereadores, se dá devido ao projeto enviado e entregue em mãos, no dia 1º de setembro, pelo próprio Chefe do Executivo, o prefeito Edvaldo Nogueira.

"O projeto chegou como um anúncio de que seria o cumprimento de uma promessa de campanha, com a revogação do aumento do IPTU feito pelo ex-prefeito, mas quando vimos, na verdade, se tratava de uma mentira", afirma o líder da oposição, o vereador Elber Batalha Filho (PSB).

No Projeto de lei, o prefeito estabelece novas regras para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas, de acordo com Elber Batalha, o projeto não passa de uma enganação à população aracajuana.

"O que revogava mesmo era a lei que congelou o IPTU mandada por João à Câmara em 2016 e, com isso, algumas consequências maléficas viriam para a população, dentre elas, o descongelamento do IPTU, a retomada dos aumentos na ordem de 5% ao ano mais a inflação, além disso altera a alíquota do IPTU dos terrenos localizados na Zona de Expansão de 1% para 4%, ou seja, um aumento de 300%", pontua o parlamentar.

Para a coordenadora do Fórum Empresarial de Sergipe, Susana Nascimento, o que existe é um pseudodesconto.

"Queremos alterar o projeto e impedir que ele avance, visto que nesse momento de crise todo aumento é refletido de forma negativa tanto nos negócios quanto para a sociedade. Entendemos que estamos tendo um aparente desconto nessa base de cálculo. Não somos técnicos, mas em nossa avaliação percebemos que ele siginifica aumento", pontua a coordenadora.

Susana reconhece ainda que esse é um momento do setor produtivo se unir. "Entendemos que é um momento onde temos que unir forças para chegarmos a um denominador comum. Essa audiência visa expressar nossas preocupações, visto que o impacto no aumento do IPTU pode trazer prejuízos aos negócios, bem como ao consumidor e ao cidadão", finalizou Susana Nascimento.

Foto: Blog do Max

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.