Poder e Cotidiano em Sergipe
Audiência Pública debate fechamento de agências de bancos públicos na Câmara Federal 6 de Outubro 6H:45

Audiência Pública debate fechamento de agências de bancos públicos na Câmara Federal

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) se reuniu para debater o fechamento de agências bancárias de bancos públicos.

O presidente da Comissão, o deputado Valadares Filho (PSB-SE), fez diversos questionamentos sobre os impactos que esses fechamentos já estão tendo para o desenvolvimento regional.

“Uma dimensão humana está envolvida, além da econômica, que é o impacto sobre as famílias dos trabalhadores que passarão por programas de demissões voluntárias: como fica a sustentabilidade dessas pessoas?”, questiona Valadares Filho que é autor do requerimento que autorizou a realização da audiência pública.

Além dos expressivos números – plano de fechar 402 agências do Banco do Brasil, por exemplo – interessa a Valadares Filho esclarecer se os dirigentes dos bancos públicos avaliaram os impactos para populações e economias locais antes de anunciar o fechamento de agências.

Isso porque, na opinião do deputado, trabalhadores rurais, aposentados, comerciantes, industriais e pessoal de serviços não foram ouvidos, tampouco vereadores, prefeitos e governadores.

O deputado do PSB de Sergipe lembra que, antes de serem instituições financeiras de mercado, Banco do Brasil e Caixa são bancos públicos, com função social determinante para algumas das regiões onde atuam.

Mais do que isso, são os detentores de políticas como a do financiamento agrícola, pagamento de bolsa-família, e assim por diante. Por isso, em suas perguntas, indagou: “Quais têm sido, de fato, os impactos para economias locais em decorrência do fechamento de agências?

Valadares Filho declarou que a Comissão de Integração Nacional está acompanhando o fechamento das agências dos bancos públicos.

Além dos deputados membros da Cindra, esteve presente à audiência pública o deputado estadual de Sergipe, Luciano Pimentel (PSB), que foi superintendente da Caixa Econômica Federal.

Por iniciativa de Luciano Pimentel, a Assembleia Legislativa de Sergipe fará amanhã uma audiência pública para discutir o tema do fechamento de agências de bancos públicos. ?

*Com informações da Ascom/VF

Foto: Agência Câmara

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.