Poder e Cotidiano em Sergipe
As 5 mulheres mais importantes da política sergipana 30 de Novembro 12H:06
PODER | Por Diego Rios (Colaborador)

As 5 mulheres mais importantes da política sergipana

Após a redemocratização, elas marcaram época e são ícones da representatividade feminina nos espaços de poder

Pensar na participação das mulheres na política é perceber que o papel desempenhado por elas na sociedade vigente, ainda construída sob a ótica do machismo, vem mudando aos poucos.

O Blog do Max elegeu, com a ajuda de leitores, jornalistas e políticos, cinco mulheres que fizeram a diferença e conquistaram o seu espaço na história política de Sergipe, nos últimos 30 anos.

“No cenário político sergipano, lamentavelmente, o número de mulheres ainda é baixo. No entanto, as que estão presentes, o fazem com maestria e grande destaque, como as deputadas Ana Lúcia, Silvia Fontes, Maria Mendonça e Goretti Reis; Conceição Vieira e Vanuza Franco, que também já deram sua contribuição; Susana Azevedo e Angélica Guimarães, que hoje são conselheiras do Tribunal de Contas”, afirmou o ex-deputado federal José Carlos Machado.

Ele ainda continuou: “Entre essas mulheres que fizeram e fazem história, porém, destaco ainda mais as trajetórias da senadora Maria do Carmo Alves e da vice-prefeita Eliane Aquino, que foram primeira-dama de Aracaju e de Sergipe e usaram esse papel para realizar um excelente trabalho na área social, voltado especialmente para pessoas carentes”, afirmou.

Aliás, Maria do Carmo e Ana Lúcia também foram citadas pelo jornalista Claudio Nunes, ao ser perguntado sobre as mulheres da política no cenário estadual. “A partir da redemocratização pode-se falar em dois nomes em situações de lutas antagônicas. Maria do Carmo como a maior liderança feminina popular dos últimos anos e Ana Lúcia como liderança trabalhadora que conquistou ganhos reais para o magistério”.

A seguir, acompanhe a lista com as 5 mulheres mais importantes do cenário político sergipano. Você concorda com as escolhas do BLOG?

5º lugar -  Eliane Aquino

Eliane Aquino nasceu em Brasília, em 16 de fevereiro de 1971. Repórter fotográfica, trabalhou em assessorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Conheceu Marcelo Déda Chagas, então deputado federal, em agosto de 1997.

Em 2000, com Marcelo Déda ganhando a campanha para a Prefeitura de Aracaju, ela decidiu se mudar para a capital sergipana. Mas não sem antes definir que viria com o desafio de replicar o trabalho social da Missão Criança, ONG que se destacava em Brasília, na promoção de ações em defesa e inclusão social de crianças, adolescentes e suas famílias.

Em 2001, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Eliane Aquino passa a presidir a ONG Missão Criança Aracaju, que posteriormente tornou-se a OSCIP Instituto Recriando.

Em 2006, durante a primeira eleição de Marcelo Déda ao Governo do Estado, optou por afastar-se do Instituto. Com a vitória de Déda, Eliane passa a assumir a coordenação de um Gabinete Integrado, que visava justamente articular ações das Secretarias de Estado de modo interdisciplinar e desenvolver projetos focados na promoção da inclusão social. Em 2010, na segunda gestão do Governador Marcelo Déda, assumiu a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, na qual permaneceu até janeiro de 2015.

Após o falecimento de Marcelo Déda, em dezembro de 2013, ela atendeu ao desejo por ele manifestado e, junto a amigos, fundou o Instituto Marcelo Déda, em abril de 2014. No final do primeiro semestre de 2016, afastou-se da função em virtude da campanha eleitoral. Atualmente, é vice-prefeita da cidade de Aracaju.

Eliane conquistou o seu lugar nesta lista, mas ainda é jovem e possivelmente terá uma carreira pela frente. Por isso, ficou atrás dos nomes que seguirão, nessa lista. 

4º lugar - Tânia Soares

Tânia Soares de Sousa nasceu em 9 de janeiro de 1963, na cidade de Estância, Sergipe. Formada em jornalismo e funcionária pública, filiou-se ao PCdoB em 1985. 

Elegeu-se vereadora em 1996 e foi considerada a melhor vereadora do ano de 1998 e 2000 pela Fabaju. Além disso, foi secretária municipal de Governo, deputada estadual e presidente de seu partido. Diante de seu papel político, destacou-se pela ligação com movimentos sociais, sindicais e com os partidos políticos de esquerda.

Foi também deputada federal, obtendo grande destaque na mídia nacional ao comprar uma das lutas da classe artística, a defesa dos direitos autorais. Ao lado de artistas como Lobão, ela foi notícia na imprensa nacional. Também dedicou seus esforços aos debates voltados para a Educação.

3º - Susana Azevedo

Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, natural de Aracaju, é advogada, com Pós-Graduação em Direito Público e radialista. Vereadora de Aracaju por duas legislaturas (1989/1992 e 1993/1994) e deputada estadual por cinco legislaturas (1995/1998, 1999/2002, 2003/2006, 2007/2010 e 2011/25.02.2014).

Exerceu o cargo de secretária–Chefe da Casa Civil do Governo do Estado – 1989/1991, e o de secretária de Governo do Município de Aracaju – 1998/1999. 

Na Assembleia Legislativa, participou de todas as Comissões Temáticas daquela Casa e integrou os cargos de 2ª e 3ª Secretária da Mesa Diretora – 2001/2002, 2003/2004 e 2005/2006. Assumiu o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, em 25 de fevereiro de 2014.

De tradicional família política no Estado, Susana soube manter o seu lugar nos espaços de poder, tendo sempre participação política das mais relevantes. Seu foco nas questões sociais também foi destaque em suas atuações.

2º lugar - Ana Lúcia

O nome de Ana Lúcia e sua trajetória política são um verdadeiro símbolo da luta do povo de Sergipe. Na resistência democrática, na construção do Partido dos Trabalhadores, na consolidação do Sintese. Todos conhecem Ana Lúcia.

Ainda muito jovem, vivenciou o significado da opressão, acompanhando sua mãe Ivone nas visitas ao irmão Mário Jorge, preso pela ditadura militar

Professora da rede estadual, fundadora e liderança do maior e mais importante sindicato de Sergipe, o Sintese, ela foi eleita deputada estadual em 2002 e reeleita em 2006, 2010 e 2014. Foi, em sua segunda eleição, a deputada estadual mais votada da história do PT de Sergipe. 

Entre 2007 e 2009, atendendo ao chamado de seu partido e do Governador Marcelo Déda, ocupou a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. À frente daquela pasta se propôs a implementar políticas que se diferenciassem do assistencialismo tradicional.

Ana foi sempre dura em seus discursos e nas avaliações políticas - inclusive em relação aos seus companheiros de partido e grupo político.

Mas é também considerada uma verdadeira reserva moral da política sergipana, nunca estando envolvida em escândalos de corrupção – mesmo quando operações policiais e denúncias do Ministério Público atingiram em cheio praticamente todos os seus colegas da Assembleia Legislativa, na última legislatura.

1º lugar - Maria do Carmo

Advogada formada pela Universidade Federal de Sergipe, filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL) em 1996, obtendo o terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Aracaju, em sua primeira disputa eleitoral. 

Na eleição seguinte, 1998, elegeu-se senadora da República por Sergipe. Reelegeu-se nas eleições de 2006, mas licenciou-se do mandato por motivo de saúde em março de 2008, assumindo seu primeiro-suplente, Virgínio de Carvalho. 

Maria ficou conhecida por realizar o maior programa social para combater o câncer no Estado: o Pró-Mulher. Seus adversários consideravam a iniciativa de cunho eleitoreiro e assistencialista, mas o programa lhe valeu grande penetração nas classes menos favorecidas.

Em 2014, foi eleita para o seu terceiro mandato como senadora, desta forma, entrou para a história da política brasileira como a primeira e única mulher a ser eleita para três mandatos no Senado Federal. 

Em novembro de 2015, licenciou-se do mandato de Senadora da República para assumir a Secretaria de Família e Assistência Social de Aracaju.

Ainda que seja apontada por alguns como uma senadora pouco atuante, principalmente nas questões legislativas e na tribuna do Congresso, Maria é hoje uma liderança tão ou mais forte que o seu esposo João Alves Filho, com forte votação nas camadas mais populares.

Por sua expressividade na política, sua trajetória, seus mandatos e realizações, o BLOG DO MAX apontou Maria do Carmo como a mulher mais importante na política Sergipana, após a redemocratização.

E você concorda? Faltou alguém? Deixe a sua opinião.

 

 

Comentários

  • Elaine Aguiar Silva 08/03/2022 às 22:23

    Parabéns Senadora Maria do Carmo Alves por ser uma grande mulher na política, nós representar na política com força e garra. A senhora é muito incrível.

  • Elaine Aguiar Silva 08/03/2022 às 22:21

    Parabéns Senadora Maria do Carmo Alves por ser um grande mulher na política, nós representar na política com força e garra. A senhora é muito incrível.

  • Maria de lourdes Menezes de Araujo 31/07/2021 às 11:04

    falto Emilia Correia nessa post , pois ela faz um trabalho impecavel no camara e vejo que esse site é petista , pois nunca vi Eliane faz nada em comparaçao com Emilia que um curriculo enorme . Por favor, melhore o post e nao seja partidario

  • JOSE ADILSON SANTOS SANTANA 16/05/2021 às 17:18

    Faltou a ex deputada hoje conselheira do tribunal de contas que foi a primeira mulher presidente da assembleia legislativa do estado de Sérgipe e chegou a assumir o governo do estado por dez dias. salve engano

  • Martha Hirsch Aulete 03/09/2020 às 20:09

    PT? Puxa vida, não é? E a Copa do Mundo® no Brasil, o que falar? “Muito me engana, que eu compro” Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis. A Copa das Copas®, do PT e de lula™. Estilo PT de ser, hein? Jamais esquecer a Comunicação Petista: PT [™] = “Me engana que eu compro”. E PT®? “Muito engana-me, que eu compro” = Partido dos Trabalhadores[™]. E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta? Eis: Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Ao estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Aqui a superficialidade do PETISMO: 0. “Coração Valente©” 1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá]. 2. “Pronatec©” 3. “A Copa das Copas®” 4. “Fica Querida©” 5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol] 6. “Foi Golpe®” 7. “Fora Temer©” 8. “Ocupa Tudo®” 9. “Lula Livre®” 10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!]. 11. “O Brasil Feliz de Novo®” 12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk] 13. “Ele não®”. 14. “Minha Casa, Minha Vida©” 15. “Saúde não tem preço®” 16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrsrs]. 17. “Bolsa Família®” 18. “LUZ para TODOS™”(kkk). 19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©” 20. “Água para todos©” (é mesmo?) 21. “Mais Médicos®”, pura propaganda e publicidade 22. PT = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo. 23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado]. 24. “bela, recatada e do lar” 25. “Rede cegonha©” 26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”. PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo. Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários. É o tal de: “me engana que eu compro”. Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT™! Nós todos gostamos de consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom… Mas não nesse caso. PT™ é uma farsa, simulacro Kitsch. Um partido de extremo mau gosto. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a cultura, a arte e a educação básica.

  • marcus 30/11/2017 às 16:12

    muito importante lembrar dessas guerreiras lógico que cada pessoa tem sua opinião em formar este time, mas seria bom lembrar que na nossa política existem grandes mulheres, eu incluiria nesta lista as mulheres que combatem o câncer...não sei o nome dela..mas tem uma que se destaca

  • Tania 30/11/2017 às 15:48

    Uma lista enxuta mas que expressa a diversidade das mulheres que representam, sob os vários pontos de vista, a história do nosso estado.

  • Licia 30/11/2017 às 15:06

    Pra mim essas mulheres n?o representam nada

  • Renato Nogueira 30/11/2017 às 14:23

    Acredito que a atual Conselheira do Tribunal de Contas, ex-presidente da Alese, Angélica Guimarães, deveria estar na lista.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.