Poder e Cotidiano em Sergipe
Arrecadação de Itaporanga D’Ajuda cai cerca de 50% em relação a 2016 9 de Agosto 15H:04

Arrecadação de Itaporanga D’Ajuda cai cerca de 50% em relação a 2016

Avaliação feita pelas Secretarias Municipais de Administração Geral e Economia e Finanças, revelou que a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda registrou uma queda de aproximadamente 50% na arrecadação, no comparativo do período de janeiro a junho de 2016 e 2017. 

 

O prefeito Otávio Sobral diz que é um desafio administrar a cidade com uma queda de arrecadação tão drástica.

 

“Estamos enfrentando um desafio gigantesco, pois é 50% a menos na receita e uma gama de fatores que aumentam as despesas, como é o caso do aumento do salário mínimo e do piso dos professores. Então estamos trabalhando para regularizar a questão do limite prudencial, cumprir com os pagamentos dos servidores, continuar trabalhando em ações que beneficiem a população e com metade da receita em relação ao ano passado”, afirma o gestor municipal.

 


A Secretaria de Administração realizou balanço financeiro do período de janeiro a junho do decorrente ano, visando verificar a situação do município e quais as medidas devem ser adotadas para que a Administração cumpra o limite prudencial de gasto com pessoal de 54%, exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O secretário Edwelton Gois explica que em 2016 o município já estava em situação de alerta, estando com a Folha de Pagamento no limite estabelecido pelo TCE.


“No ano passado, o município já estava com 53,57% do limite prudencial, ou seja, já estava em situação de alerta. Este ano, este limite aumentou, mas por um fator preocupante, a arrecadação do município caiu drasticamente. Além disso, houve o aumento do salário mínimo, o pagamento do Piso Nacional do Magistério atualizado este ano, os pagamentos de dívidas anteriores, houve os descontos do Fundo de Participação Municipal (FPM), devido a uma dívida gigantesca de gestões anteriores com o INSS, entre outras questões”, explica o secretário.


O secretário de Economia e Finanças, Sérgio Melo, destaca que o município perdeu mais de 50% de arrecadação de acordo com a receita estimada.

 

“O município arrecadou 49% a menos que o ano passado, fazendo a comparação de janeiro a junho. Com relação ao estimado de receita, seriam 51% a menos. Porém nessa contagem não foi incluído os descontos dos débitos previdenciários, que chega a aproximadamente R$2 milhões. Além dos precatórios de 2015 e 2016 que o município está arcando, no valor de R$ 102 mil mensal”, destaca Melo.


Fotos: Ascom / PMI

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.