Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju registra abertura de 1.915 empresas em 2016 13 de Janeiro 13H:20

Aracaju registra abertura de 1.915 empresas em 2016

Montar o próprio negócio é uma saída para combater a crise financeira que assola o país. Em consequência disso, a atividade empreendedora vem ganhando cada vez mais força.

 

A prova é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), em 2016, o Estado atingiu a marca de 3.588 aberturas de empresas em território sergipano.

 

Destes estabelecimentos, 1.915 foram constituídos em Aracaju, transformando-a na cidade que mais se destacou na constituição de negócios.


Este resultado reforça o trabalho que a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) vem desenvolvendo na esfera do empreendedorismo. Por meio das ações executadas pelo Credpovo, situado na sede da Fundação, e pela Casa do Empreendedor, localizada no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), o microempresário recebe o acompanhamento de técnicos habilitados a oferecer orientação financeira, concessão de linha de crédito (de acordo com normas bancárias vigentes) com melhores condições de financiamento e a diligência prévia, etapa que concede direito à licença para comercialização.

 

Além disso, o trabalhador informal pode passar pelo processo de formalização, tornando-se um Microempreendedor Individual (MEI). Também são oferecidos serviços de consultorias, palestras, oficinas e cursos que fomentam a cultura e a postura empreendedora. “Nosso principal objetivo é desburocratizar. As pessoas ainda têm medo, resistência e muitas vezes desconhecem os processos para empreender. A Fundat trabalha exatamente preparando esse público para vencer esses obstáculos e ter autonomia”, explica a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo, Rosana Amaral.

 

Segundo o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, motivar e instruir as pessoas a descobrirem-se empreendedoras em potencial é uma forma de fazê-las compreender que estruturar e manter o próprio negócio é uma tarefa possível para qualquer um. “Ao contrário do que muitos pensam, empreender não tem segredo, mas exige preparação. Entender o mercado, analisar, planejar é fundamental. A Fundat oferece serviços para auxiliar da abertura até o acompanhamento do desenvolvimento do negócio”, enfatiza o presidente.


Desemprego no Brasil
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, o Brasil obteve um crescimento de 11,8% na taxa de desemprego durante o terceiro trimestre, alcançando um aumento de dois milhões de pessoas desempregadas e atingindo a marca de 12 milhões de brasileiros. A partir da metade deste ano, a perspectiva é de que a situação do mercado de trabalho melhore, transformando o caminho a ser percorrido em uma zona de mais estabilidade do que de recuperação, porém, acredita-se que a geração de novas vagas de emprego não será satisfatória para despontar a taxa de desemprego.

 

Fundat

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.