Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju pode perder recursos federais porque não tem Código de Mobilidade 29 de Outubro 18H:30

Aracaju pode perder recursos federais porque não tem Código de Mobilidade

A mobilidade é um tema de suma importância, mas esse assunto é deixado de lado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que ainda não apresentou aos vereadores e à população o Código de Mobilidade. Na manhã desta quarta-feira, 29, o vereador Dr. Emerson ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para mais uma vez abordar a questão da mobilidade. “Já temos o Plano Diretor, que já está com um atraso de quatro anos, do prazo limite para que ele fosse revisto, e temos agora a questão da mobilidade, pois a lei define que até o primeiro semestre de 2015, Aracaju tem que ter aprovado o Código de Mobilidade e Aracaju não tem esse Código de Mobilidade”, explica Dr. Emerson.

De acordo com ele, a lei que trata dos códigos e dos planos define que todo o código e todo o plano tem que ser aprovado mediante participação popular. “Ou seja, temos que ter audiências, conferencias, tem que fazer consulta a população sobre pena de ser decretada a ilegalidade”, esclarece Dr. Emerson.

O vereador inclusive enfatizou a demora da PMA em resolver essa questão. “Estamos chegando ao mês de novembro e logo encerramentos aqui as atividades, vem recesso, voltamos em fevereiro, e não teremos tempo para consultar a população”, lamenta Dr. Emerson.


Em março deste ano o prefeito João Alves esteve na CMA para apresentar suas ações, e na época, afirmou que havia sondado uma empresa de consultoria e estava fazendo um plano para Aracaju. “Eu solicitei providências sobre o assunto, mas até agora não temos nada. A mobilidade é um problema que foi negligenciado nas últimas décadas. Então temos que ter um plano, um código, um plano de mobilidade para o município de Aracaju, até para que apontemos soluções para os graves problemas de mobilidade que temos por aqui”, expõe o vereador.


Aracaju pode não receber verbas Federais
A situação é urgente e merece ser vista com muita atenção pela Prefeitura de Aracaju, afinal, a cidade pode deixar de receber recursos Federais por não colocar em prática uma medida simples, a criação do Código de Mobilidade. “O Prefeito não pode sugerir que vai fazer corredores, que vai fazer isso e aquilo outro e não aprovar esse plano. Porque inclusive, e ai está à gravidade, essa lei estabelece que o município que não aprovar o seu código dentro desse prazo, que se encerra no primeiro semestre do próximo ano, não receberá verbas federais para mobilidade”, enfatiza Dr. Emerson.


E mais, ele explica que diferentemente do Plano Diretor que propõe que a cada dez anos seja revisto, e que já fez 14 anos, o Código de Mobilidade estabelece uma punição dura caso não seja feito. “O prefeito quando assumiu levou de volta o Plano Diretor e até hoje não retornou para a Câmara. Dessa maneira não foi possível fazer uma discussão apropriada e devida com o Código de Mobilidade. A lei estabelece essa punição para o município que não efetivar o seu plano de Mobilidade”, esclarece Dr. Emerson.


O vereador enfatizou durante o pronunciamento na CMA sobre a necessidade que Aracaju tem de discutir como uma das prioridades de políticas públicas a sua mobilidade, a questão da acessibilidade. “Até o momento, a Prefeitura não sinaliza com a possibilidade que essa casa, juntamente com a população de Aracaju esteja discutindo o seu Código de Mobilidade, então fico preocupado. Aqui na Câmara temos o vereador Lucas Aribé que faz uma ação permanente em relação à acessibilidade”, afirma Dr. Emerson.


Negligência
Segundo ele, a exemplos espalhados na cidade de má colocação do piso tátil, que deveria contribuir na acessibilidade, mas em vez disso se transforma em mais um risco para a população com necessidades especiais, inclusive o vereador Dr. Emerson tem fotos de piso tátil que acaba no poste.


“Eu acho que tem arquiteto, mestre de obra que acha que aquele piso é para enfeitar, é uma coisa que ornamenta, não imagina eu creio a utilidade daquele piso tátil. Precisamos criar essa cultura da mobilidade e da acessibilidade, porque só dessa maneira vamos corrigir tudo isso. E o Prefeito precisa cumprir a sua parte mandando para essa casa o Código, para que juntamente com a população possamos discutir o tema e Aracaju não seja penalizada, não recebendo verbas, por causa da não aprovação do seu Código de Mobilidade”, enfatiza Dr. Emerson.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.